Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Todos contra a dengue: prefeitura realiza mutirão de limpeza a partir da próxima segunda

TODOS CONTRA DENGUE | 20/03/2020 10h 14min

Foto: Ascom

Na próxima segunda-feira (23), a prefeitura dará início a mais um mutirão de limpeza na cidade. A programação vai até o dia nove de abril, passando por todos os bairros.

O mutirão vai contar com duas equipes que irão trabalhar simultaneamente. Os caminhões vão recolher materiais como restos de móveis, galhos de árvores, pequenas quantidades de entulhos de construção, restos de grama e outros matérias.

“Estamos adiantando o mutirão para que possamos fazer um trabalho de limpeza em toda a cidade. Pedimos para que a população fique de olho nas datas do cronograma em seu bairro, para que não aconteça de o mutirão passar e após, o morador colocar os entulhos na calçada. Faça a limpeza do quintal antes da data e já deixe os entulhos para fora. Estamos declarando guerra ao mosquito da dengue e precisamos da colaboração da população”, ressalta o secretário de Infraestrutura e Obras, Gerson Franke.  

A limpeza urbana também tem o objetivo de prevenir doenças como dengue, zika e chikungunya. O secretário de Saúde, Rafael Bespalez, destaca a importância da colaboração da comunidade.

 “Os números de notificações de dengue no município são altos, precisamos combater esse mosquito e só é possível coma ajuda da população. Já fizemos várias ações como mutirões, bloqueios e agora vamos colaborar com essa limpeza na cidade. Precisamos que a população abra as portas para os agentes de endemias, para eles possam fazer a vistoria. Deixamos claro que, se for preciso, será feita intervenção judicial, com apoio das forças de segurança”, afirma o secretário.

O mutirão é muito importante para prevenir doenças e manter a cidade bonita. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, destaca que a limpeza dos lotes vazios também deve ser feita pelos proprietários.

“Não é apenas em mutirões que os moradores e proprietários devem limpar quintais e lotes, isso é um trabalho diário. A dengue é coisa séria, hoje pode ser um conhecido e amanhã pode ser você, alguém da sua família. Aproveite o tempo em casa, junte os familiares e faça a limpeza do seu quintal. A prefeitura já notificou 400 lotes, com prazo para limpeza. Depois disso, a prefeitura fará o trabalho, mas cobrará com todo rigor da lei a multa, não vamos mais permitir essas situações”, declara o secretário de Agricultura e Meio Ambiente

Um Decreto de nº 4.675, de 19 de março de 2020, dispõe sobre a notificação emergencial para a limpeza de lotes e terrenos baldios.

“Nós fizemos esse decreto onde nós solicitamos que as pessoa limpem todos os seus terrenos e calçadas até dia 25 de março. Após isso, as empresas e moradores serão multados, a prefeitura fará o recolhimento dos entulhos, cobrará o serviço e aplicará a multa. Principalmente o bairro Industrial, onde temos uma grande quantidade de entulhos, carros velhos, carcaças de veículos, peças, tudo no passeio público. Atenção empresários, vocês têm até o dia 25 de março para tirar sem ser multados”, afirma o prefeito, Luiz Binotti.

Nesta quinta- feira (19) e sexta- feira (20), serão distribuídos nas escolas municipais, panfletos orientativos e com o cronograma do mutirão. O cronograma de limpeza também está disponível nos murais das unidades de saúde e no site da prefeitura: www.lucasdorioverde.mt.gov.br.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom prefeitura/ Daniela Meinerz