Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Cidades

TRT inaugura em Lucas do Rio Verde a primeira sede do Brasil com selo de sustentabilidade

INAUGURAÇÃO | 17/12/2019 14h 51min

Foto: Ascom Prefeitura/Daniela Meinerz e Ederson Bones

A inauguração da nova sede do fórum do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), juntamente com a instalação a 2ª Vara de Trabalho, ocorrida nesta segunda-feira, 16, em Lucas do Rio Verde, começou a dar forma à Cidade Jurídica, um complexo de órgãos ligados ao sistema de justiça que incluirá o novo fórum da comarca, já em construção, as sedes da defensoria pública, do Ministério Público e da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O investimento para a conclusão da obra, que recebeu o certificado de eficiência energética nível A, foi de aproximadamente R$ 4,85 milhões. O local abrigará as duas varas do trabalho, cada uma com dois gabinetes para juízes, secretaria, salas de audiências, salas para assistentes e de conciliação, copa e banheiros.

Na opinião da desembargadora Eliney Veloso, presidente do TRT, a entrega da nova sede do órgão é um feito histórico para a Justiça do Trabalho por se tratar do primeiro fórum trabalhista com selo de sustentabilidade e um ganho para toda a sociedade com a instalação de mais uma vara. “Certamente trará mais conforto para a população de Lucas do Rio Verde, que terá melhor atendimento, e também para os advogados e para os próprios juízes e servidores. A inauguração deste novo prédio permitiu instalar a Segunda Vara do Trabalho, que dará mais agilidade aos processos”, assegura.      

“Esta é a primeira obra da Cidade Jurídica e estou muito feliz porque ela simboliza a vitória em um longo processo de muitos embates para a concretização desse complexo, que vai abrigar o fórum do TRT e vários outros serviços da justiça, totalizando um investimento significativo de mais de R$ 40 milhões, que movimentará o comércio e gerará muitos empregos para a população. Por outro lado, o espaço que abriga atualmente esses serviços será destinado para o complexo da saúde, facilitando assim o acesso e atendimento de todos os luverdenses”, destaca o prefeito Luiz Binotti.

“A magnitude da obra, a qualidade e a tecnologia aplicada mostram a importância e a força de Mato Grosso e, principalmente, do Nortão. Lucas do Rio Verde, uma das cidades mais planejadas do Brasil, com excelente qualidade de vida, merece uma obra construída com tanto esmero, que segue tantos quesitos de sustentabilidade e que vai contribuir para a justiça social, já que estamos falando de justiça do trabalho”, declarou o senador Wellington Fagundes, responsável pela aprovação de recursos para a finalização do projeto.    

Com 1.780 metros quadrados de área construída em um terreno de 5.000 metros quadrados doado pela Prefeitura, o novo prédio segue os princípios da sustentabilidade energética e arquitetura sustentável. Em sua construção foram seguidos requisitos fundamentais como a orientação do terreno em relação ao sol, a utilização de telhas térmicas e telhado acústico, de brise e de elementos vazados para reduzir a incidência solar, a prevalência de cores claras nas paredes, nas aberturas e na cobertura para a transmissão de menos calor à parte interna do prédio e sistema de refrigeração modelo VRF, mais econômico que os tradicionais aparelhos de ar-condicionado inverter.

Além disso, possui sistema de geração de energia fotovoltaica, vidros refletivos, iluminação com lâmpadas led, reaproveitamento da água da chuva, dentre outras características próprias que fizeram que se tornasse a primeira obra da Justiça do Trabalho no país a ter seu projeto classificado com o Selo A (Selo PBE Edifica).

A área comum do fórum ainda possui saguão principal, protocolo, auditório para 40 pessoas, banheiros, CPD e salas para instalação de posto bancário, de uso destinado a oficiais de justiça e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Espaço Cidadão, localizado nas imediações do Paço Municipal, ofertará num mesmo local diversos serviços para facilitar a vida dos luverdenses. Ao todo, nesta área de mais de 50 mil metros quadrados, que abrigará a Cidade Jurídica, também deverão ser instaladas as sedes de outros órgãos e serviços públicos.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Neri Malheiros