Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Cidades

Vacina Gripe (Influenza): começa a imunização de crianças, gestantes e profissionais da saúde

VACINAÇÃO | 28/04/2021 14h 03min

(Foto: Ascom Prefeitura/ Rayan Nicacio)

A imunização contra a Gripe (Influenza) já começou e vai até o dia 10 de maio atendendo, nesta primeira etapa, crianças de seis meses a seis anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde. As vacinas estão sendo aplicadas nas unidades de saúde do município (exceto os PSFs I, II e IV dos bairros Rio Verde e Alvorada, que atendem a outras especialidades nesse momento).

De acordo com a enfermeira Andressa Alves, é importante se imunizar contra a gripe, especialmente no momento em que o contágio da Covid-19 toma a maior parte da preocupação popular.

“Diferente da Covid-19 que pouco atinge as crianças, a H1N1 não só alcança, como pode matar crianças acima de seis meses. Lembrando que em época de pandemia, considerando que os sintomas são parecidos, a imunização é importante, pois uma pessoa que receber a vacina da Influenza dificilmente contrairá um tipo grave de gripe, que poderia ser confundido com Covid-19. Dessa forma fica mais fácil detectar e tratar de forma correta”, explica Andressa.

Somente em crianças de até um ano de idade, a dose completa (0,5 ml) é dividida em duas partes, com intervalo de trinta dias. Pensando nisso, a dona de casa Misna Sales já levou o filho Alexsander, de seis meses, para receber a primeira dose da vacina.

“Para mim é importante ele estar com a carteira de vacinação em dia, inclusive com essa vacina da gripe, dá uma segurança a mais para ele e tranquilidade para mim também”, afirma Misna.

A segunda etapa da campanha, que inicia em 11 de maio, inclui professores, monitores de escola e idosos acima de 60 anos de idade.

É importante ressaltar, tanto para profissionais de saúde quanto para idosos que já receberam a vacina contra a Covid-19, que o intervalo entre as imunizantes deve ser de no mínimo 14 dias. E em caso de dúvida, priorizar pela imunização contra a Covid-19 e aguardar o prazo para receber a vacina contra a Influenza.

Na terceira etapa da campanha, de 9 de junho até 9 de julho, serão imunizadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores da área de transportes, forças de segurança e salvamento, forças armadas e população privada de liberdade, conforme grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

O município segue o Plano Nacional de Vacinação Contra a Influenza e espera atingir a meta nacional de 90% dos munícipes ao final do cronograma anual.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom Prefeitura/ Duana Souza