Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Cidades

Vereadores aprovam projeto e canudos e copos plásticos serão proibidos

MEIO AMBIENTE | 18/03/2019 10h 40min

Foto: Ascom/Tarsila Borges

Os vereadores aprovaram na última sessão ordinária, realizada na quarta-feira (13), o Projeto de Lei n. 01/19, que trata da proibição do fornecimento de canudos e copos de material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias e outros estabelecimentos comerciais.

A proposta é de autoria do vereador Dr. Wagner Godoy (SD) e tem como objetivo diminuir o volume de material utilizado e descartado nos lixões e aterros sanitários e contribuir na preservação do meio ambiente.

Segundo o vereador Dr. Wagner Godoy, o projeto já existe em vários municípios do Brasil, com redução significativa no volume de material descartado.

"A princípio, a ideia assusta, mas é preciso tomar uma atitude. Se não fizermos algo agora, em 2050, nós teremos mais copos e canudos nos rios, do que peixes."

O projeto estabelece aos comerciantes, dois anos de adaptação. Após o prazo, o não cumprimento da lei, será penalizado com advertência e multa, que pode chegar a R$ 8 mil e abertura de inquérito policial.

Também foi aprovada a Emenda Modificativa n. 01/19, que possibilita a substituição por canudos e copos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável.

De acordo com pesquisa, publicada na Revista Science Advances, estima-se que desde 1950 até os dias atuais, foram produzidas 8,3 bilhões de toneladas de plástico.

Desse total, 6,3 bilhões de toneladas de lixo plástico foram geradas e tiveram a seguinte destinação: 9% reciclagem, 12% incineração e 79% e acumulam em aterro sanitários, lixões ou no meio ambiente.

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino