Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Cidades

Vereadores aprovam projeto e lista de espera por procedimentos de saúde deverá ser publicada na internet

TRANSPARÊNCIA | 02/03/2020 13h 47min

Foto por: Ascom/Tarsila Borges

Os vereadores aprovaram na noite desta quinta-feira (07), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 03/20, que trata da divulgação da lista de espera por procedimentos de saúde no município.

A proposta é do vereador Dr. Jaime Floriano (PDT) e visa garantir mais transparência e facilitar o acompanhamento dos pacientes que aguardam pelos procedimentos médicos.

Segundo o vereador, o paciente não será exposto publicamente. A publicação será realizada com o uso do número do Cartão Nacional de Saúde (SUS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

"Todos poderão acessar a lista de espera, mas somente o paciente com o número dos seus documentos poderá identificar em que posição está na lista de espera."

A lista deve conter a data de solicitação do procedimento (consulta, exame ou cirurgia) discriminada por especialidade, os pacientes já atendidos e a posição do paciente na lista e uma estimativa de tempo de espera.

De acordo com o vereador, a lista vai dar mais transparência ao trabalho realizado pela Central de Regulação. O órgão tem como objetivo integrar a oferta de serviços a demanda de pacientes, garantindo o acesso da população a saúde.

"É um sonho da gente, fazer com que a regulação tenha transparência, porque a maior queixa que nós temos hoje, é o paciente que está aguardando na lista e por conta da demora, acha que está sendo ludibriado ou que alguém está passando na frente dele. A divulgação da lista vai esclarecer pra população e pro paciente."

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino