Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

Índia xavante líder de aldeia morre com diagnóstico de Covid-19 em Mato Grosso

COVID-19 | 17/06/2020 11h 55min

Líder indígena da aldeia Guadalupe, Pascoalina Retari, morreu com diagnóstico de Covid-19 em Barra do Garças — Foto: Facebook

A líder indígena da aldeia Guadalupe, Pascoalina Retari, morreu no domingo (14) com diagnóstico de coronavírus (Covid-19) em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Pascoalina era da Terra Indígena Xavante São Marcos, que fica a 130 km de Barra do Garças.

Com a morte dela, a Defensoria Pública de Mato Grosso notificou o prefeito de Barra do Garças, Roberto Ângelo de Farias, a editar novo decreto municipal para fechar serviços não essenciais como bares, restaurantes e comércios que possibilitem aglomerações.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o boletim de terça-feira (16) indica a morte de dez pacientes. Desses, sete eram moradores da cidade, dois de Nova Xavantina e um do município de Ponte Branca.

Todas as vítimas eram do grupo de risco e tinham doenças como diabete, doença cardiovascular, pneumonia, doença renal e obesidade.

A defensora pública que assina a notificação, Lindalva Fátima Ramos, afirma no documento que o município precisa “enrijecer” as medidas de combate ao coronavírus na cidade, pois o sistema hospitalar local já esgotou em 100% sua capacidade de receber novos pacientes.

No dia 13 de junho o município já contava com 109 casos confirmados de Covid-19, oito mortes. O boletim de terça-feira apontou 130 casos confirmados e dez óbitos.

De acordo com a defensoria, é a segunda xavante a morrer de Covid-19.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT