Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Geral

Área de desmate aumenta 17% em julho em MT, se comparado ao mesmo período do ano passado

MEIO AMBIENTE | 13/09/2019 15h 56min

Polícia abre 145 investigações sobre queimadas e desmatamentos entre junho e agosto em Mato Grosso — Foto: Christiano Antonucci/ Secom-MT

Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) aponta que houve aumento de 17% do desmatamento, em Mato Grosso, no mês de julho, se comparado ao mesmo período do ano passado. Entretanto, no acumulado deste ano, o índice de desmate diminuiu 17%, segundo a Sema.

De acordo com a secretária Mauren Lazzaretti, o aumento registrado em Mato Grosso é expressivamente menor que o ocorrido em outros estados.

Ainda segundo ela, no primeiro semestre deste ano, a Sema aplicou 561 autos de infração. Isso corresponde a 74% de todos os autos lavrados no ano passado. Os autos aplicados nos seis primeiros meses desse ano, geraram R$ 286 milhões em multas.

 

Nas ações realizadas pela em agosto e início de setembro outros 87 mil hectares autuados. O total de autos de infração gerados, somados aos anteriores, geraram um montante de R$ 430 milhões em multas.

Mauren explicou ainda que, com a plataforma Planet, foi possível acessar os locais onde ocorriam os desmates em tempo recorde e isso possibilitou mais resultado às ações.

 

"Foi possível detectar, de forma mais rápida os locais com desmatamento e outros com fogo associado e permitiu mais eficiência nos trabalhos", destacou.

Fonte:   G1 MT