Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Geral

Ações de gestão da Casa Lar apresentam resultados positivos

CASA LAR | 04/04/2019 17h 27min

Foto: Ascom Prefeitura

Toda criança ou adolescente que necessita ser afastado do convívio familiar temporariamente ou permanentemente, em decorrência de violações de direito ou rompimento dos vínculos familiares, encontra no Serviço de Acolhimento à Criança e ao Adolescente (Saca) um local de proteção e cuidados, a Casa Lar Jaime Seiti Fujii.

Nos três primeiros meses desse ano estiveram acolhidas 11 crianças e um adolescente na Casa Lar. Nos dias 20 e 27 de março ocorreram as audiências concentradas, que são momentos de grande mobilização entre o Serviço de Acolhimento, Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos de Defesa de Direitos para que cada criança e adolescente permaneça o menor tempo possível em unidade de abrigamento.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Lucileide Gurka, devido a este intenso trabalho de todos os órgãos envolvidos e com o apoio da primeira-dama Rafaela Frizzo, bons resultados foram obtidos. “Atualmente, a Casa Lar está com somente dois acolhidos, todos os outros retornaram para suas respectivas famílias, que é um dos nossos objetivos, para que a criança e adolescente fique o menor tempo possível longe do seio familiar. É importante pontuar que a Unidade de Acolhimento é um serviço dinâmico, podendo ocorrer alteração no número de acolhidos frequentemente”.

A Casa Lar Jaime Seiti Fujii conta com uma equipe composta por cuidadores, condutora de veículo, assistente social, psicóloga, coordenadora, zeladora, guarda de patrimônio e cozinheira. Essa equipe é responsável por todos os cuidados do acolhido, dos mais básicos como higiene, alimentação e educação, aos mais complexos como providenciar tratamento de saúde, atividades extraescolares, cronograma da rotina, acompanhamento psicossocial e inserção em serviços/atendimentos de acordo com a demanda individualizada da criança ou adolescente.

A equipe técnica (assistente social e psicólogo) é responsável pelo acompanhamento psicossocial dos usuários e de suas respectivas famílias com vistas a reintegração familiar; apoio do trabalho desenvolvido pelos cuidadores; elaboração e encaminhamento ao Fórum da Comarca de Lucas e Ministério Público de relatórios mensais sobre a situação de cada acolhido apontando possibilidades e necessidades dos mesmos; encaminhamento, discussão e planejamento conjunto com outros atores da rede de serviços das intervenções necessárias ao acompanhamento das crianças e adolescentes e de suas famílias; esse trabalho é fundamental para que a criança e adolescente fique o menor tempo possível longe da família.

“Por mais recursos que uma Casa Lar possa ter, o melhor lugar para que uma criança ou adolescente se desenvolva ainda é em um ambiente familiar”, explica Lucileide.

A secretária ainda ressalta que a Gestão Luiz Binotti tem promovido ações e pensado em projetos que visam a proteção da criança e adolescente. “A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde, Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos de Defesa de Direitos, procuram ininterruptamente mobilizar a família e a sociedade, para a afirmação do princípio da proteção integral, e defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município. Este resultado é uma grande conquista para nossa cidade, graças à parceria entre os poderes Executivo e Judiciário”.

Fonte:   Ascom Prefeitura