Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Geral

Animais silvestres apreendidos em Sorriso-MT são levados para Sema em Cuiabá-MT

ANIMAIS SILVESTRES | 07/09/2019 16h 07min

Foto: Assessoria | Bianca Arruda

Na manhã dessa sexta-feira (06), 13 animais silvestres, apreendidos em Sorriso-MT, foram encaminhados para a Coordenadoria de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá. São animais oriundos de maus tratos, atropelamentos, comércio ilegal e cativeiros clandestinos. Desta vez foram levadas 12 araras, dois papagaios e uma paca.

Segundo o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) da Prefeitura de Sorriso, Reinaldo Nunes, a apreensão de animais silvestres é feita por meio de uma parceria entre Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Sorriso e a Universidade Federal de Mato Grosso (IFMT).

De acordo com a Sema, Sorriso é o município do norte do Estado que mais encaminha animais silvestres para tratamento, reabilitação e reinserção. Assim que é resgatado, se o animal estiver com alguma fratura, ou debilitado, ele passa por uma avaliação clínica local e pode ser encaminhado para o Hospital Veterinário da UFMT, em Sinop.

“Caso estejam aptos para voltar à natureza, os animais são soltos, mas se estiverem domesticados, ou algo que os impossibilitem de serem reintroduzidos na natureza, são enviados para o centro de triagem da Sema e, posteriormente, disponibilizado para guarda provisória, ou enviados para criadouros”, explica Reinaldo.

Entre os animais já apreendidos pelo NIF em Sorriso está onça pintada, anta, paca, macacos, lobo guará, cachorro vinagre, araras, papagaios, serpentes, emas, tamanduá, porco espinho, gambá entre outros.

Criar animal silvestre é crime

A Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, estabelece pena de seis meses de detenção e multa para quem manter em casa animais silvestres sem a devida autorização/licença do órgão competente. A sanção vale também para quem matar, caçar, vender ou transportar estes animais.

Fonte:   Assessoria