Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Antes de contrair coronavírus, prefeita substituiu coveiro em enterro e transportou pacientes para hospital

COVID-19 | 18/06/2020 18h 56min

Foto: Reprodução

Ser prefeito de uma cidade no interior de Mato Grosso, que tem dimensões continentais, traz os seus desafios. Em tempos de pandemia por conta do novo coronavírus, a prefeita de Nova Santa Helena (660 quilômetros de Cuiabá), Terezinha Guedes, se viu obrigada a substituir o coveiro da cidade, que desapareceu. Foi ela a responsável por enterrar uma das vítimas da Covid-19 no município, após o servidor desaparecer em meio ao feriado prolongado. Apesar disto, a chefe do Executivo não tem ideia de onde possa ter se infectado, já que fez transporte de pacientes e até uma viagem para a Capital antes disto.
 
Ao Olhar Direto, a prefeita disse que a vítima havia morrido com suspeita do novo coronavírus, mas que dois testes rápidos feitos haviam dado negativo para a doença. Mesmo assim, o enterro seguiu todo o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde.
 
O que a prefeita não esperava era que, ao chegar ao cemitério, não encontraria o coveiro para realizar o sepultamento da vítima. “Tivemos que ajudar a funerária, porque o coveiro sumiu. Era feriado prolongado, ele não poderia ter deixado a cidade sem ter alguém para substituí-lo”.
 
“Por a vítima ser uma pessoa próxima e também sentindo a dor da família, eu tive que ajudar no sepultamento. Não tenho bola de cristal para dizer que fui infectada nesta situação, até porque eu já havia feito viagem para Sinop, transportando pacientes para o hospital, no mesmo dia. Além disto, fui a Cuiabá representando a cidade”, completou a prefeita.
 
O diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus saiu na última sexta-feira (12). Apenas na quarta-feira (17) é que o exame da pessoa enterrada pela prefeita chegou do Laboratório Central do Estado (Lacen), confirmando que era mais um paciente que havia perdido a vida para a Covid-19.
 
A prefeita explica que tem tentado ajudar como pode a população do município. Atualmente, são dez os casos confirmados do novo coronavírus na cidade. Porém, 200 pessoas estão fazendo o isolamento, por suspeita de contaminação. São dois os óbitos pela Covid-19 em Nova Santa Helena.
 
“Eu estou bem, continuo fazendo isolamento e o tratamento. Precisamos agora apertar o cinto, até porque estamos com risco alto. Por ser uma cidade trevo, que recebe muitos caminhoneiros, tivemos aumento grande nas ultimas duas semanas”, finalizou a prefeita.
 
Para impedir a disseminação da doença, o Paço Municipal foi fechado, e o atendimento presencial ao público foi suspenso. No entanto, os funcionários continuam atendendo via telefone e e-mail.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Olhar Direto