Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Barragem de garimpo se rompe e dois funcionários ficam feridos

REJEITOS DE MINERAÇÃO | 01/10/2019 13h 17min

Foto: Reprodução

Uma barragem se rompeu na região da cidade de Nossa Senhora do Livramento (38 quilômetros de Cuiabá), nesta terça-feira (1). Equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Defesa Civil do município foram encaminhadas para o local. O local pertenceria a um garimpo. Duas pessoas, que trabalham na empresa, ficaram feridas no hospital da cidade. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

O secretário de Administração da cidade, Manoel Gonçalves, disse ao Olhar Direto que o prefeito passou a informação e encaminhou uma equipe da Defesa Civil para a área, que pertence a um garimpo.

O prefeito da cidade, Silmar de Souza, relatou à reportagem que um morador da região foi quem trouxe a primeira informação do rompimento da barragem. A mesma pessoa também afirmou que perdeu pelo menos parte de seus animais por conta da tragédia.

A região é conhecida como 'brejal'. No total, existem de quatro a cinco comunidades no local.

O secretário da cidade ainda comentou que neste momento não há a necessidade de evacuação na cidade, já que o local fica a 30 quilômetros de onde a barragem se rompeu.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que uma equipe, em conjunto com a Agência Nacional da Mineração (ANM), está em Nossa Senhora do Livramento para avaliar os impactos ambientais de rompimento de barragem de mineração.

Ainda conforme a pasta, o empreendedor comunicou o ocorrido à Sema e aos demais órgãos de controle e relatou que já tomou as primeiras providências, como a construção de diques de contenção.

Fonte:   Wesley Santiago/Patrícia Neves/Olhar Direto