Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

Bolsonaro será recebido por Trump em 19 de março, anuncia Casa Branca

ENCONTRO | 08/03/2019 22h 03min

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidenteo do Brasil, Jair Bolsonaro - Foto: Ludovic Marin e Sergio Lima/AFP

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro será recebido pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em 19 de março, segundo um comunicado divulgado nesta sexta-feira (8) pela Casa Branca. Os dois terão um encontro no Salão Oval e participarão de um almoço.

Segundo o comunicado, a restauração da democracia na Venezuela deve ser um dos temas discutidos entre os dois presidentes, além de oportunidades de cooperação em defesa e políticas comerciais, entre outros temas.

O convite para uma reunião com Trump havia sido feito ainda antes da posse de Bolsonaro, em novembro, quando o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, esteve no Brasil e se reuniu com o então presidente eleito.

Trump teve sua primeira conversa com Bolsonaro logo após a eleição presidencial brasileira, quando telefonou para o político do PSL.

"Tive uma ótima conversa com o recém-eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que venceu a disputa com uma diferença substancial. Concordamos que o Brasil e os Estados Unidos trabalharão juntos no comércio, Forças Armadas e tudo mais!", afirmou no Twitter na ocasião.

Em janeiro, ele elogiou o discurso de posse do brasileiro e disse que “os EUA estão com você”, reforçando a intenção de estreitar a colaboração entre os dois países.

Ainda em janeiro, Trump brincou durante um evento com fazendeiros e agropecuaristas em Nova Orleans ao mencionar o presidente brasileiro: "Eles vão ter um novo grande líder, dizem que é o Donald Trump da América do Sul. Vocês acreditam?", perguntou.

Fonte:   G1