Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

Campanha de doação de leite materno arrecada potes de vidro em Lucas do Rio Verde

DOAÇÃO DE LEITE | 04/05/2021 09h 11min

Foto: Ascom Prefeitura

Os anos iniciais de uma criança são determinantes para que ela se torne um adulto saudável e parte importante desse desenvolvimento é resultado do aleitamento materno. Pensando nos bebês recém-nascidos, que por alguma condição não foram amamentados, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde iniciou uma campanha para arrecadação de potes de vidro, destinados a essas doações.

Os frascos a serem doados precisam ser de vidro com tampa de plástico, medindo de 150 a 300 ml. O Programa Escola de Saúde Pública Municipal, representante da campanha para o Governo do Estado, ressalta que as especificações feitas levam em consideração que o leite precisa ser pasteurizado, sendo aquecido a uma temperatura de 62,5º por 30 minutos.

Serão postos de coleta todos os PSFs da cidade, assim como a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM). A Secretaria de Saúde salienta que os vidros precisam ser doados limpos, sem qualquer resquício de alimentos.

Após a entrega em uma das unidades, os frascos serão higienizados e armazenados em caixas, que depois de cheias serão lacradas. As doações serão entregues ao Escritório Regional de Saúde em Sinop.

A coordenadora da Escola da Saúde, Tatiani Rocha de Andrade, explica que os Bancos de Leite Humano facilitam a doação de leite, já que atuam intermediando entre mães que desejam doar e os recém-nascidos internados que não podem ser amamentados e se encontram em situação de vulnerabilidade nutricional.

“Com essa campanha vamos contribuir para que os bancos de leite consigam garantir que muitos bebês tenham alimento indicado para aquele momento: o leite materno”, ressaltou a profissional.

Confira a lista completa com os endereços das unidades de saúde da cidade: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-unidades/?text=saude

A importância do aleitamento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação comece logo na primeira hora de vida do bebê. A organização também preconiza que o aleitamento ocorra, pelo menos, até os seis meses de vida como forma exclusiva de alimentação e até os dois anos da criança, de forma complementar. Sendo assim, os Bancos de Leite Humano garantem alimento e a sobrevivência de muitas crianças.

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom Prefeitura | Aline Albuquerque