Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Geral

Cidade de Mato Grosso teve 21 pessoas picadas por serpentes somente neste ano

| 22/09/2020 10h 49min

Foto: Reprodução

De janeiro até setembro de 2020, 21 pessoas foram vítimas de picada de serpente em Juína-MT (757 quilômetros de Cuiabá). Outras sete foram picadas por escorpiões. Os dados são da Vigilância em Saúde do município. Nenhum óbito foi registrado.


Outras ocorrências envolvendo aranhas, como a caranguejeira, também foram registradas, mas com menor gravidade e restritos à irritações na pele e reações alérgicas.
 
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juína é a porta de entrada para as vítimas de animais peçonhentos de toda a região. Na maioria dos casos as reações são leves ou moderadas por conta da agilidade na aplicação do soro antiofídico.
 
A enfermeira responsável pela imunização em Juína, Veronica Pickler, deu detalhes sobre a disponibilidade do soro antiofídico. “A gente recebe em torno de 2 a 3 atendimentos por mês, mas isso não significa que ele seja o suficiente, como também pode acontecer de não utilizar neste período de 30 dias”, explicou.

“Uma vez que a gente precisa de mais soro para atender a demanda a gente solicita ao Escritório Regional de Saúde que nos fornece o soro, mas isso é muito relativo, uma quantidade de 10 a 15 ampolas pode atender até três acidentes, mas há situações que o acidente é grave e que essa quantidade é necessária somente para um caso, de acordo com a avaliação médica”, concluiu Veronica.
 
A maior parte dos acidentes com serpentes  na região são relacionadas a jararaca, pico-de-jacá ou surucucu. Em relação à jiboia, apesar de não possuir veneno, sua mordida pode ocasionar infecção, devido às bactérias presentes em sua boca, sendo comum atendimento envolvendo a serpente.
 
Acidentes envolvendo marimbondos, vespas e abelhas também são frequentes na região. É importante que pessoas alérgicas redobrem a atenção.

Com informações do site Juína News.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.