Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Geral

Cidade de MT tem mutirão de consultas em centro de eventos para a distribuição de ivermectina

MUTIRÃO DE CONSULTAS | 21/07/2020 15h 20min

Mutirão distribui medicamento antiparasitário em Cáceres — Foto: Prefeitura de Cáceres-MT/Divulgação

Um mutirão realizado durante toda esta terça-feira (21), no Centro de Eventos Anália Franco, em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, está distribuindo ivermectina - medicamento antiparasitário - que não tem eficácia comprovada contra a Covid-19, doença causada pelo Sars CoV-2.

Os pacientes passam por consulta médica antes de receber o medicamento. As pessoas fizeram fila no local para receber o remédio. Tem cinco médicos para fazer os atendimentos.

De acordo com o prefeito Francis Maris, o primeiro lote adquirido pelo município é de 50 mil caixas de ivermectina. A previsão é que o segundo lote com a mesma quantidade chegue ao município em 15 dias.

Medicamentos são distribuídos após consulta — Foto: Prefeitura de Cáceres-MT

Medicamentos são distribuídos após consulta — Foto: Prefeitura de Cáceres-MT

De acordo com a Prefeitura de Cáceres, o kit Covid-19 é entregue para todas as pessoas com sintomas e já positivadas e que a partir de agora a ivermectina é entregue como forma de prevenção.

Após realizar uma consulta com o médico, o paciente irá retirar a receita e garantir a dosagem correta do remédio, que é feita a partir da idade e peso.

Moradores fizeram fila para pegar o medicamento — Foto: Prefeitura de Cáceres-MT

Moradores fizeram fila para pegar o medicamento — Foto: Prefeitura de Cáceres-MT

Gestantes, crianças menores de 5 anos, ou com menos de 15 kg e pacientes com meningite, não poderão fazer uso do medicamento.

Para a retirada do remédio, é necessário estar com os documentos pessoas, cartão SUS e comprovante de residência. Não é necessário que todas as pessoas da mesma casa estejam presente, apenas uma com as documentações necessários, até para que não tenha aglomeração.

No dia 10 deste mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota informando que "é preciso deixar claro que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso".

 

Veja a nota da Anvisa:

 

Diante das notícias veiculadas sobre medicamentos que contêm ivermectina para o tratamento da Covid-19, a Anvisa esclarece:

Inicialmente, é preciso deixar claro que não existem estudos conclusivos que comprovem o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19, bem como não existem estudos que refutem esse uso.

Até o momento, não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da Covid-19 no Brasil.

Nesse sentido, as indicações aprovadas para a ivermectina são aquelas constantes da bula do medicamento.

Cabe ressaltar que o uso do medicamento para indicações não previstas na bula é de escolha e responsabilidade do médico prescritor.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   G1 MT