Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Cinco municípios cancelam festas de aniversário para a prevenção da proliferação do coronavírus em MT

MUDANÇAS | 19/03/2020 17h 11min

Foto: Gcom-MT/Divulgação

Cinco municípios de Mato Grosso cancelaram as comemorações de aniversários que seriam realizados nas cidades. Cuiabá, Sorriso, Ipiranga do Norte, São José do Rio Claro e Itanhangá cancelaram todos os eventos e atividades que seriam realizadas pelas prefeituras foram suspensas, conforme decreto estadual assinado na segunda-feira (16).

De acordo com o secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fabio Marchioro, festa de aniversário do município e outros eventos foram adiados, sem previsão de remarcação. O município faz aniversário no dia 13 de maio.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB), assinou um decreto na quarta-feira (18) que criou o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. Como medida para evitar a proliferação da Covid-19 foram cancelados todos os eventos.

Ari disse que a decisão foi tomada para proteger a população da cidade e, que até o momento não foram constatados nenhum caso na cidade.

“O momento em Sorriso é de muita calmaria, mas mesmo assim precisamos nos unir. Sorriso não terá o aniversário pela primeira vez em 34 anos, porque a prioridade é cuidar do povo e da população”, disse Ari Lafin.

 

 

Considerada cidade verde, Cuiabá completa 301 anos  em 2020 no dia 8 de abril — Foto: Sema/MT

Já em Cuiabá não foi divulgado o cronograma de aniversário da cidade. Porém, a Secretaria Municipal de Cultura informou que os eventos e atividades que aconteceriam em abril e maio foram cancelados. A capital completa 301 anos no dia 8 de abril.

Na última segunda-feira, o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), baixou um decreto suspendendo todos os eventos e recomendou o cancelamento de eventos privados acima de 50 pessoas.

O prefeito de Itanhangá, a 447 km da capital, Edu Laudi Pascoski (PL), disse ao G1 que as comemorações de 20 anos do aniversário da cidade foram canceladas. Estavam previstas várias atividades, em alusão à fundação no dia 3 de abril.

Em decreto baixado na terça-feira (17), a Prefeitura de Ipiranga do Norte, a 455 km da capital, cancelou a comemoração de aniversário da cidade. No dia 29 de março deste ano, o município completa 20 anos de fundação.

A Prefeitura de São José do Rio Claro também suspendeu as comemorações do aniversário da cidade. O município que já teve um caso suspeito de contaminação cancelou todos os eventos que estavam agendados em comemoração aos 41 anos de emancipação, comemorado nesta quinta-feira (19).

Outros municípios do estado que fazem aniversário em março e em abril não anunciaram se fariam festa de aniversário, porém, cancelaram todos os eventos por meio de decreto municipal ou em conformidade com decreto assinado pelo governador. Como Vila Bela da Santíssima Trindade, Dom Aquino, Nova Xavantina, Alto Boa Vista e Barra do Bugres.

Em Mato Grosso, não tem nenhum caso confirmado da doença até esta quinta-feira. A Secretaria Estadual de Saúde (SES), monitora 25 casos suspeitos.

Os casos suspeitos são em Cuiabá (6), Araputanga (4), Aripuanã (2), Cáceres (1), Campo Novo (1), Campo Verde (1), Ipiranga do Norte (1), Lucas do Rio Verde (1), Nova xavantina (2), Rondonópolis (4), São José do Rio Claro (1) e Sinop (1).

Fonte:   G1