Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Geral

Clóvis Irigaray, um dos maiores artistas de Mato Grosso, morre aos 72 anos

CULTURA EM LUTO | 04/04/2021 08h 32min

Clóvis Irigaray morreu aos 72 anos em Cuiabá — Foto: Divulgação

Clóvis Irigaray, considerado um dos artistas que mais representava a gênese da pintura moderna em Mato Grosso, morreu aos 72 anos neste sábado (3), em Cuiabá. Não há informações sobre a causa da morte do artista.

A morte dele gerou comoção nas redes sociais. Representantes da cultura mato-grossense, políticos, amigos e familiares lamentaram o falecimento do artista.

Obra de Clóvis Irigaray — Foto: Divulgação
Obra de Clóvis Irigaray — Foto: Divulgação

Natural de Alto Araguaia (MT), Clóvis Irigaray já participou da Bienal de São Paulo, Salão Nacional de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Panoramas das Artes de Mato Grosso, no Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT, entre vários outros espaços culturais.

Irigaray chamava a atenção pelo rosto todo tatuado na cor azul.

Clóvis Irigaray — Foto: Rai Reis
Clóvis Irigaray — Foto: Rai Reis

Ele iniciou sua carreira artística em 1968. Em 1974 começou a desenhar temas indígenas, que segundo Irigaray, é sua grande descoberta e a realização de sua natureza.

Com 40 anos de carreira artística, ele conquistou vários fãs e admiradores das suas obras, mas além disso, durante esse tempo ele conquistou muitos prêmios, sendo considerado um dos artistas plásticos mais bem premiado de Mato Grosso.

Obra de Clóvis Irigaray — Foto: Divulgação
Obra de Clóvis Irigaray — Foto: Divulgação

Em 2013, foi nomeado Embaixador das Artes pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura e também foi convidado para expor seu trabalho no Museu do Louvre, em Paris, um dos maiores e mais conceituados do mundo.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT