Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Com câncer raro no cérebro, jovem de MT faz campanha para pagar cirurgia e iniciar tratamento com vacina recém-desenvolvida pela USP

CÂNCER RARO | 26/08/2020 13h 52min

Luis Paulo descobriu o tumor em 2019 — Foto: Arquivo pessoal

O trabalhador autônomo Luis Paulo Lucena Borges, de 33 anos, descobriu há um ano e cinco meses o diagnóstico de glioblastoma multiforme, um tipo de câncer raro, que atinge regiões do cérebro responsáveis pela visão, audição e coordenação motora. Ele criou uma vaquinha online para pagar os custos de R$ 85 mil da cirurgia que foi realizada nessa terça-feira (25).

Luis soube que estava com a doença depois que desmaiou no banheiro de casa e acordou com a mão cortada. A pia estava quebrada e ele não entendeu o que tinha acontecido. Ligou para uma amiga e os dois foram para a casa da mãe dele passar o fim de semana.

Já fazia 8 anos que havia saído da casa dos pais para morar sozinho. Começou a ter fortes dores de cabeça e escondeu da família por não entender o que estava acontecendo. No início, os pais achavam que era uma dor de cabeça normal, que depois de alguns dias iria passar.

Após uma semana sem conseguir comer, beber e com muita dor de cabeça, foi ao hospital. O médico pediu alguns exames e, para não assustar Luis, ele disse que mandaria os exames para ser analisados em São Paulo. Ele foi internado e o caso passou a ser cirúrgico.

Luis soube que estava com a doença depois que desmaiou no banheirdo de casa e acordou com a mão cortada. A pia estava quebrada e ele não entendeu o que tinha acontecido. Ligou para uma amiga e os dois foram para a casa da mãe dele passar o fim de semana.

Em pesquisas na internet, ele descobriu que o Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Hospital do Coração, desenvolveram uma vacina para combater o glioblastoma.

A vacina utiliza células dendríticas para ativar uma resposta mais eficaz do próprio sistema de defesa do paciente. A resposta vai ativar o sistema imunológico, que reconhecerá as células tumorais e as destruirá.

Luis foi para São Paulo nessa segunda-feira (24) para começar o tratamento. Ele conta que não tem custo por ser experimental, mas precisou fazer outra cirurgia que o plano de saúde não irá cobrir os custos, no valor de R$ 85 mil. Então, ele criou uma vaquinha online para pagar as despesas.

“Os médicos não garantem que tem cura, vou ficar operando, mas eu vou até onde meu corpo aguentar a quimioterapia. Eu fiz de tudo para conseguir um hospital que atendesse pelo plano de saúde, mas não consegui”, afirma

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT