Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Geral

Comitê de Enfrentamento ao coronavírus decide manter isolamento social até 05 de abril em Nova Mutum-MT

COVID-19 | 25/03/2020 18h 11min

Foto: Assessoria

O Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus em Nova Mutum-MT decidiu, na tarde desta quarta-feira, 25, manter as medidas tomadas nos decretos números, 31 e 40 que tratam de isolamento social até 05 de abril e normatiza as empresas que poderão permanecer em atividade normal e quais segmentos deverão funcionar em regime de plantão.

O prefeito Adriano Pivetta afirmou que o Comitê levou em consideração as diretrizes do combate à proliferação do Coronavírus. "Essa é uma situação que nos causa muita preocupação, sou sabedor dos impactos que teremos em nossa economia, mas essa é uma questão que precisa ser tratada com muita seriedade, priorizando vidas. Decidimos em conjunto manter, a princípio, as decisões já tomadas. Uma vez que esse período de isolamento previsto até o próximo dia 05 de abril é estratégico para quebrarmos o ciclo de proliferação do covid-19", destacou.

Adriano Pivetta reconheceu os impactos que as medidas estão causando, mas disse que o isolamento social tem dado certo e até agora nenhum caso foi confirmado em Nova Mutum. "Estou preocupado com nossa economia, foi por isso que editei novos decretos, que prorrogam prazos para pagamentos de impostos e flexibilizam o atendimento de várias empresas para que não fiquem totalmente fechadas. Eu peço que a população continue confiando em nossas decisões, pois estamos bem assessoradas e fazendo o melhor para nossa cidade", completa.

Até essa quarta-feira, 25, não foi registrado nenhum caso oficial. O último boletim epidemiológico, divulgado pela Vigilância Epidemiológica destaca que existem 02 casos suspeitos, 03 casos descartados e 144 pessoas em isolamento, por terem viajado para outros estados ou terem mantido contato com pessoas que contraíram a doença.

O diretor comercial da Associação Comercial e Câmara dos Dirigentes Lojistas, Rodrigo Rigoni comentou sobre as medidas emergenciais que já foram tomadas pelo Comitê. Permitindo maior flexibilização para que diversos segmentos empresariais trabalhem em regime de plantão. "O decreto de número 40 trouxe essa flexibilização para várias empresas continuarem funcionando em regime de plantão ou com controle de acesso de clientes, é uma ação que visa conter os impactos sociais e econômicos causados pela pandemia do coronavírus", cita.

Para a secretária de Saúde Anke Schwabe é necessário seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde, que é embasada pelo relatório técnico da grande maioria dos infectologistas do Brasil. "É muito importante, sobre o ponto de vista técnico, manter o isolamento social, pois essa é a principal e mais eficaz arma para quebrarmos a cadeia de transmissão vírus convid-19, ou seja, se ele {o vírus} não tem agente multiplicador ele morre e dessa forma a cadeia de proliferação é quebrada. Queremos nesse momento pedir a compreensão de todos, mas precisamos manter essa sistemática ou teremos um caos ainda maior", relata.

O promotor de Justiça, drº Henrique de Carvalho Pugliese comentou sobre a necessidade da manutenção dos decretos. "Estamos convictos que esse é o melhor caminho para Nova Mutum, nós temos que entender que essa pandemia tem um ciclo e se conseguirmos fazer o controle evitaremos que ele não exploda nos próximos dias, sendo assim o sistema de saúde conseguirá atender melhor a população. Por isso, estamos convencidos dessa estratégia", acrescenta.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   Assessoria