Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Geral

Com quase mil focos de incêndio, prefeito de Nova Ubiratã (MT) decreta situação de emergência

FOCOS DE INCÊNDIO | 23/09/2019 13h 23min

Fogo atinge assentamentos e distritos em Nova Ubiratã — Foto: Prefeitura de Nova Ubiratã

Em razão dos prejuízos ocasionados pelos focos de calor, o prefeito Valdenir José dos Santos (PSDB), de Nova Ubiratã, a 506 km de Cuiabá, decretou situação de emergência no município, no dia 19 deste mês. De acordo com o documento, já foram registrados quase mil pontos de incêndio somente este ano.

As áreas mais atingidas ficam na zona rural, onde estão localizados assentamentos e distritos. Mais de 6 mil hectares devastados pelas chamas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o assentamento Boa Esperança 1,2,3, onde vivem mais de 2 mil famílias é uma das regiões mais atingidas. Lá, parte da produção foi perdida e vários animais morreram.

 

Ainda segundo a secretaria, a maior parte das áreas atingidas é de lavoura. No entanto, cerca de 40% do total de hectares queimados fazem parte do bioma amazônico.

Porém, a maior preocupação do poder público, no momento, é evitar que o fogo atinja a Estação Ecológica Ronuro e da aldeia indígena Tupará, onde vivem índios da etnia Ikpeng.

A Estação Ecológica tem 100 mil hectares e aldeia Tupará tem mais 32 mil hectares. Na reserva existe um projeto de estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso.

 

As chamas já se aproximaram deste local, mas foram contidas por servidores da prefeitura em parceria com os moradores dessas regiões.

O município não tem brigada de incêndio. Os focos de incêndios são combatido por trabalhadores da secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Obras e Infraestrutura, junto com moradores. Para o combate estão sendo empregados tratores e caminhões-pipa.

O município solicitou ao estado que seja criado um pólo da Defesa Civil no município e já tem um projeto de brigada para ser implantado no próximo ano.

Fonte:   G1 MT