Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Conta de energia passa a ser emitida em braile em MT após parceria entre concessionária e Instituto dos Cegos

CONTA EM BRAILE | 17/04/2019 10h 38min

Foto: TVCA/ Reprodução

A fatura de energia elétrica em braile está sendo disponibilizada desde março em Mato Grosso. A parceria é feita pela concessionária de energia, que coleta os dados de consumo e entrega ao cliente com o Instituto dos Cegos e imprime a via e revisa os valores a ser disponibilizado. O serviço não tem custo extra.

A Energisa e o Instituto firmaram um termo de compromisso. A parceria funciona da forma que as informações do consumo coletadas são encaminhadas para o Instituto que faz a impressão da fatura, revisa o valor e dados e disponibiliza para a concessionária entregar ao cliente.

O ex-presidente do Instituto do Cegos de MT, alfabetizador e revisor braile do instituto, Tiago Lima, disse que já recebe a conta de energia em casa e que se sentiu incluído na sociedade. ‘

“Eu sentia preso na fatura por não enxergar, morar sozinho e ter que sempre ligar para saber o valor exato da conta de energia. Além da independência, a inclusão foi plantada e, ao receber a energia em braile em casa, saber o valor real a pagar e a data de vencimento é algo muito gratificante”, declarou.

A Energisa começou a emitir as contas de energia elétrica em braile desde março, em Mato Grosso, e que foram poucos os pedidos até o momento. As primeiras faturas já foram emitidas.

Para fazer a solicitação de receber a conta de luz em braile, o cliente deve se cadastrar entrando em contato por um dos canais de atendimento da Energisa Mato Grosso através do call center, agência de atendimento e redes sociais. A fatura será cobrada no mês seguinte à leitura do consumo serviço.

Conforme a Energisa, a leitura de cada cliente será realizada normalmente na mesma data que já acontecia, mas a conta não será impressa na hora como é feito regularmente.

Os dados da leitura serão salvos no sistema da Energisa e no final do mês o leiturista irá até o Instituto dos Cegos e fará a impressão de todas as faturas registradas que serão posteriormente entregues no endereço dos clientes.

Mato Grosso tem 1,4 milhão de unidades consumidoras e apenas três solicitações foram feitas para recebimento da conta de energia elétrica em braile. O consumidor receberá duas vias, uma em braile para fazer a própria leitura e a convencional para o pagamento, pois tem o código de barras.

As informações que vão constar na fatura são: nome do titular, identificador, data da leitura, consumo do mês em kW/h, valor total da fatura em reais, vencimento, leitura atual e anterior, débito em conta, números dos telefones para contato e informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Fonte:   G1