Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Cooperativa de garimpeiros de MT recebe licença de instalação

LICENÇA | 02/12/2020 10h 18min

Garimpo na região de Alta Floresta - Foto por: Secom MT

O Governo do Estado concedeu a licença de instalação para a Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga) na segunda-feira (30.11). O documento tem validade até o final de novembro de 2023 e foi liberada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). 

Em julho, foi assinado um Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta entre a cooperativa, a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), a mineradora Nexa e a Agência Nacional de Mineração (ANM) que teve como objetivo resolver o conflito pelo uso da área no município de Aripuanã (1002 km a Noroeste de Cuiabá). Desta forma, os garimpeiros poderão explorar ouro legalmente.

A licença concedida pela Sema permite a instalação de maquinários dentro da área de 516 hectares cedida para a cooperativa, localizada na Fazenda Dardanelos. O presidente da Coopermiga, Antônio Vieira da Silva, afirmou em entrevista que com esta licença começam a instalar os moinhos, rampas e maquinários.

“Depois vem a Licença de Operação, que é a última. Nós vamos depender dela ainda, mas acredito que nos próximos dias, com tudo implantado e pronto para vistoria, muito em breve vamos conseguir", disse a um site local.

O presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski, acredita que com o avanço das licenças há a possibilidade da garantia do sustento para as famílias que sobrevivem da extração de ouro. "É um acordo que terá um impacto social muito grande na cidade e na região, e que possibilitará que os trabalhadores possam legalizar sua produção", afirmou.

O presidente da Coopemiga reforçou que a legalização da atividade traz benefícios para todos os moradores do município. “Assim como também para o estado de Mato Grosso e garimpeiros de todo Brasil que estão residindo hoje aqui na cidade. Nossa atividade ajuda a movimentar a economia, trazendo garantia de renda e emprego para o município, estado e Brasil", completa.

A cooperativa informou que cerca de 6 mil pessoas estão ligadas à atividade garimpeira no município de Aripuanã atualmente. Da área destinada ao garimpo, serão construídas moradias para os garimpeiros em uma “vila garimpeira”.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   Thielli Bairros | Sedec MT