Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Geral

Corregedoria de MT deve prestar informações ao CNJ sobre desfile de crianças que aguardam adoção

DESFILE | 24/05/2019 12h 57min

Foto: Agência CNJ

A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) solicitou que, no prazo de 15 dias, a Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso preste informações sobre o desfile de crianças que estão na fila de adoção, realizado na terça-feira (21), em um shopping de Cuiabá.

Conforme o CNJ, o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, instaurou procedimento para que a Corregedoria esclareça o caso.

O evento foi autorizado pela juíza de Direito da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude, Gleide Bispo Santos, e teve o apoio da Comissão de Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso.

 

 

O desfile

O desfile de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos foi alvo de críticas nas redes sociais. A Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), que organizou o evento, defendeu a iniciativa, citando que ela promove a "convivência social" e "mostra a diversidade da construção familiar".

O desfile, que aconteceu pela segunda vez e faz parte das ações ligadas à Semana da Adoção, foi feito em parceria com a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Em nota, a Ampara informou: "A OAB-MT e a Ampara repudiam qualquer tipo de distorção do evento associando-o a períodos sombrios de nossa história e reitera que em nenhum momento houve a exposição de crianças e adolescentes".

"Nenhuma criança ou adolescente foi obrigado a participar do evento e todos eles expressaram aos organizadores alegria com a possibilidade de participarem de um momento como esse".

"Crianças e adolescentes que desfilaram o fizeram na companhia de seus 'padrinhos' ou com seus pais adotivos. A realização do evento ocorreu sob absoluta autorização judicial conferida pelas varas da Infância e Juventude de Cuiabá e Várzea Grande, bem como o apoio do Poder Judiciário", acrescenta o texto.

Fonte:   G1 MT