Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Geral

Criança de um ano e nove meses morre com suspeita de H1N1 em Campo Grande: segunda vítima nesta semana

ALERTA | 19/06/2019 12h 34min

Foto: TV Morena

Um menino de um ano e nove meses de idade morreu por volta das 12h desta segunda-feira (17), na Santa Casa de Campo Grande, com a suspeita de que estava com a gripe provocada pelo vírus H1N1. Essa foi a segunda morte que teria sido provocada pela doença registrada nesta semana na capital sul-mato-grossense. Também na segunda-feira, por volta das 19h, faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Mônica, a manicure Julia Nantes de Oliveira, de 40 anos.

A criança que morreu na Santa Casa permaneceu 26 dias internada. Deu entrada inicialmente para acompanhamento, observação e atendimento na UPA Coronel Antonino no dia 23 de maio. O quadro de saúde piorou e no dia 28 foi transferido para o Hospital Universitário. O menino permaneceu na unidade até o dia 30, quando um agravamento do quadro e a falta de uma unidade de terapia intensiva infantil fez com que fosse transferido novamente, desta vez para a Santa Casa, onde permaneceu internado até sua morte nesta segunda-feira.

Segundo a secretaria municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), a causa da morte da criança está em investigação. Entretanto, em uma amostra coletada para exames no dia 28, quando ele ainda estava na UPA Coronel Antonino, para teste na Unidade Resposta Rápida (URR), foi detectado "vírus influenza A H1N1 no material biológico".

O mais recente boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde (SES) aponta que até o dia 12 de junho haviam sido contabilizadas em Mato Grosso do Sul, 17 mortes provocadas pelos vírus influenza, sendo duas em Campo Grande. Neste levantamento não estão contabilizados as duas novas mortes que ocorreram na cidade nesta semana.

Fonte:   G1 MS