Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Geral

Crianças estrangeiras aprendem língua portuguesa em projeto desenvolvido em escola de MT

EDUCAÇÃO | 03/09/2019 13h 32min

Crianças aprendem o português — Foto: TVCA/Reprodução

Um projeto de alfabetização em uma escola do Bairro Bela Vista, em Cuiabá, foi criado para ensinar a língua portuguesa para crianças estrangeiras matriculadas no local. Ao todo, são 20 alunos que se mudaram com as famílias do Haiti e Venezuela para Cuiabá. O idioma falado pelos alunos estrangeiros varia entre o inglês, francês e espanhol.

A diretora da escola, Alessandra Xavier, afirmou que, apesar de ter professores especializados em português e inglês na escola, eles encontraram dificuldades para entender os novos estudantes.

“Tivemos que traduzir, pesquisar na internet e buscar uma maneira de acolher essas crianças e fazer com que eles se sentissem bem”, disse.

As aulas extras para ajudar esses alunos na alfabetização acontecem todos os sábados. O projeto ganhou o nome de 'Timúnio', que significa 'na língua crioula'

A ideia das aulas foi do secretário da escola Rafael Lira, que é poliglota e já morou nove meses no Haiti. Além dele, a mestre em pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Renata Rodrigues, ensinam os alunos.

“Procuramos trazer conteúdos mais práticos para a realidade deles. Vamos tentando, de alguma forma, adaptar as atividades para que possam ser traduzidas na linguagem deles”, ressaltou Rafael.

Algumas crianças estão no Brasil há mais de um ano. No entanto, as famílias não têm condições de pagar um curso de idiomas para agilizar o aprendizado.

Segundo os profissionais da escola, os resultados do projeto têm sido positivos.

Fonte:   TV Centro América