Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Curso capacita gestores de 18 unidades de conservação de Mato Grosso

GESTÃO PARTICIPATIVA | 13/04/2019 10h 49min

Foto por: Sema-MT

Os gestores de dezoito unidades de conservação estaduais de Mato Grosso participaram de capacitação para conhecer ferramentas de mobilização, governança e gestão para ampliar a capacidade de influência dos gestores e conselheiros no gerenciamento das áreas. O curso trouxe conteúdos que vão desde a apresentação de boas práticas até a proposição de iniciativas para a aumentar a participação da população nos processos de tomada de decisão das unidades de conservação.

Para a gerente do Parque Estadual Serra Azul, localizado em Barra do Garças, Cristiane Schnepfleitner, a formação foi uma grande oportunidade de trocar conhecimento e experiências. “Foi muito importante aprofundarmos no tema específico do papel dos conselhos. Essa é a instância e debate das diferentes posições que visam um objetivo comum que é a gestão da unidade de conservação para que esta cumpra os objetivos para os quais ela foi criada”, complementou.

De acordo com o Superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Elton Silveira, a capacitação dos gerentes de UC na implantação dos conselhos é de fundamental importância para estabelecer a integração com a sociedade civil organizada para a gestão das unidades de conservação estaduais. “Essa formação também irá acompanhar os gestores durante a implantação dos conselhos. Dessa forma, a capacitação também atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado que nos indicou a necessidade de implantação dos Conselhos”.

Entre os casos práticos apresentados, esteve o Parque Nacional Serra da Bodoquena, unidade gerenciada pelo ICMBio em Mato Grosso do Sul. “O Sandro Pereira [chefe da unidade] falou do ponto de vista prático sobre como gerir uma unidade de conservação que tem vários conflitos, inclusive, fundiários, como é o caso da Serra de Ricardo Franco”, explicou o gerente do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, Mauro Crema, reforçando que os ensinamentos serão úteis para a gestão da UC sediada no município de Vela Bela da Santíssima Trindade.

O Programa de Capacitação em Ferramentas de Mobilização, Governança e Gestão – eUConservo é uma iniciativa que visa oferecer estratégias para ampliar e fortalecer a capacidade de influência dos gestores e conselheiros das unidades de conservação (UCs) na Bacia do Alto Paraguai. A iniciativa é fruto da parceria entre o Programa do Cerrado Pantanal do WWF-Brasil e o Programa Corredor Azul da Wetlands International, implementado no Brasil pela -Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal.

Em Mato Grosso, a capacitação foi realizada nos dias 04 e 05 de abril e teve apoio da Sema. Além dos parques estaduais Serra Azul e Serra de Ricardo Franco, também participaram os gestores das UC´s do Araguaia, Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô, Massairo Okamura, Encontro das Águas, Serra Santa Bárbara, Cristalino, Xingu, Águas de Cuiabá e Estação Ecológica Rio Ronuro. Também estiveram presentes as estradas parque MT-251, Transpantaneira, Cachoeira da Fumaça, Santo Antônio e Porto Cercado, além das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Cuiabá, Nascentes do Rio Paraguai. Servidores da Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco) também participaram do curso.

Fonte:   Juliana Carvalho | Sema-MT