Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Geral

Dá negativo exames de 2 pacientes e idoso que morreu em UPA de Rondonópolis

CONFIRMADOS EM RONDONÓPOLIS | 26/03/2020 16h 16min

Tchélo Figueiredo Secom

Exame feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) testou negativo para coronavírus os dois pacientes que deram entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). A Secretaria Municipal de Saúde do município havia informado que os testes dos pacientes feitos por hospital particular da cidade deram resultado positivo.

Um novo exame feito pelo Lacen testou negativo para Covid-19. Agora, as amostras biológicas serão encaminhadas a um laboratório do Rio de Janeiro para uma terceira análise.

“Aqueles dois casos iniciais que surgiram no município de Rondonópolis, o teste feito no Lacen deu negativo. Então, como há discordância entre o resultado feito por aquele laboratório não credenciado pelo Lacen, que tinha dado positivo, resolveu-se encaminhar para o Rio de Janeiro para uma terceira análise para confirmar ou não aquele caso que era anteriormente positivo, mas o Lacen reconhece como dois casos negativos”, esclareceu o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo.

 

Morte de idoso

Quanto à morte de um paciente de 67 anos, nesta quarta-feira (25), que estava com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, também em Rondonópolis, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que após a coleta do material biológico, o paciente foi transferido para o Hospital Regional localizado no município. Na unidade, ele recebeu os atendimentos necessários ao seu quadro de saúde.

Ao analisar o quadro clínico do paciente, o médico infectologista do hospital descartou a possibilidade de ser um caso suspeito de coronavírus e concedeu outro diagnóstico. O caso então foi notificado pelo Hospital Regional de Rondonópolis (HRR) à Vigilância Epidemiológica a da Secretaria Municipal de Saúde. Para o esclarecimento dos fatos, o Lacen testou a amostra do paciente para COVID-19 e o resultado foi negativo.

Conforme declaração de óbito, a causa da morte foi insuficiência respiratória aguda, pneumonia. Ele deu entrada na UPA com quadro de insuficiência respiratória, na segunda (23). A SES ressalta que esse paciente não era um dos 27 casos notificados ao Estado como suspeitos de coronavírus na cidade.

Fonte:   Gazeta Digital