Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Geral

De algum modo a população precisa ser infectada para ganhar imunidade, afirma secretário

GANHAR IMUNIDADE | 26/07/2020 08h 44min

Foto: Reprodução

O secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, defendeu a reabertura do comércio não essencial em Mato Grosso, decretado pelo governador Mauro Mendes (DEM) nesta sexta-feira (24).

Segundo o gestor, de alguma maneira, a "população precisa ser infectada para ganhar imunidade".

"De alguma maneira, a população precisa ser infectada para ganhar imunidade. O problema era o percentual que se agravava e o número de leitos que havia, que antes era deficitário.

Não dá para sacrificar por muito tempo a atividade econômica. Muitos setores chegaram ao estresse máximo", explicou o secretário.

Gilberto aproveitou para pedir para que a população não flexibilize o comportamento, continue a adotar o isolamento social e as medidas de higienização, já que para uma parcela das pessoas o vírus ainda é fatal.

O governador Mauro Mendes pontuou em entrevista coletiva que os números mostram uma queda do avanço da pandemia no Estado.

Porém, ressaltou que, com o aumento no número de testes, é provável que nos próximos dias haja um aumento, resultado da subnotificação, o que não significa que o cenário está piorando.

O secretário Gilberto Figueiredo pontuou que o Estado já dá sinais no número de demandas de internação pela Covid-19.

O governador Mauro Mendes (DEM) editou novo decreto, nesta sexta-feira (24), liberando a abertura de serviços não essenciais em todo o Estado.

A nova medida é impositiva e terá de ser seguida pelas prefeituras, que - a partir de agora - terão que comprovar a necessidade, através de dados locais, para que baixem suas próprias regras.

Um dos principais pontos é que os municípios poderão adotar medidas mais restritivas das que constam neste decreto somente quando justificarem, em dados concretos locais, a necessidade de maior rigor para conter o avanço do novo coronavírus. 

Além disto, as empresas - incluindo as não essenciais - não terão restrição de horários para funcionar, desde que sigam com o recomendado no decreto.

Quem descumprir tais medidas poderá ser encaminhado para a delegacia e responder a Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

As pessoas jurídicas também poderão responder civil e criminalmente, sendo que os estabelecimentos poderão ser interditados temporariamente. 

Levantamento feito pelo Olhar Direto mostra que somente nos primeiros 23 dias de julho, 271 pessoas morreram vítima do novo coronavírus, em Cuiabá.

Neste período, já estava em vigor, há quase uma semana, a quarentena coletiva obrigatória imposta pela Justiça. Mesmo assim, o número de casos confirmados da Covid-19 continuam a subir. Do primeiro dia do mês, até a última quinta-feira (23), o acréscimo foi de 114%, sendo que nos últimos dois dias foram quase mil novas pessoas que testaram positivo. 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   Olhar Direto