Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Desembargador aposentado por venda de sentenças tem 30 dias para arrumar emprego ou pode voltar para a prisão em MT

BUSCA DE EMPREGO | 20/05/2019 19h 20min

Foto: Lenine Martins/ Secom-MT

O desembargador aposentado compulsoriamente Evandro Stábile deixou a prisão nesta segunda-feira (20), após audiência admonitória.

Ele deverá cumprir uma série de medidas cautelares, entre elas arrumar um emprego nos próximos 30 dias. Caso contrário, poderá voltar a cumprir a pena em regime fechado.

Conforme o juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execuções Penais, Stábile tem 7 dias para procurar trabalho, devendo estar em casa entre as 22h e as 6h.

Se em 7 dias ele não conseguir um emprego, o juiz diz que ele deve tentar por mais 23 dias, mas sem sair de casa, apenas utilizando telefonemas.

No caso de não conseguir trabalhar nos próximos 30 dias, o magistrado alerta que o desembargador aposentado pode voltar para a cadeia.

Stábile também terá que usar tornozeleira eletrônica, além de não poder portar armas, não frequentar casas de prostituição, não mudar de casa, não ingerir bebida alcoólica ou fazer uso de qualquer espécie de substância entorpecente e não se envolver em qualquer tipo de infração penal (crime ou contravenção).

Stábile foi preso em setembro do ano passado pela Polícia Federal (PF) e conseguiu a progressão de pena na sexta-feira (17).

 

O caso

 

Em troca de decisões para beneficiar determinadas partes, o desembargador Evandro Stábile, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), cobrava propina, conforme decisão do STJ. O magistrado, afastado as funções por determinação judicial desde 2010, foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado.

A venda de sentenças no Judiciário mato-grossense veio à tona durante as investigações da operação Asafe, da Polícia Federal.Segundo a relatora da ação penal proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), ministra Nancy Andrighi, o desembargador cobrou propina para manter um prefeito no cargo no período em que estava no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). O beneficiado perdeu a eleição e o eleito teve o mandato cassado por suposto abuso de poder econômico.

 

Operação Asafe

 

A Operação Asafe foi deflagrada em 18 de maio de 2010 e levou à prisão de oito pessoas, entre as quais, cinco advogados, além do cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão. A apuração do caso começou três anos antes, quando a Polícia Federal em Goiás verificou situações que envolviam possível exploração de prestígio em Mato Grosso.

As investigações acabaram chegando a magistrados que atuavam no TRE-MT. A investigação foi denominada Asafe em referência ao profeta que escreveu o Salmo 82 da Bíblia Sagrada. O texto bíblico fala de tramas, conspiração, e exalta a justiça de Deus.

Fonte:   G1 MT