Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Dois casos suspeitos de coronavírus são descartados em MT

CORONAVÍRUS | 03/03/2020 16h 25min

Foto por: Tchélo Figueiredo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Mato Grosso (COE-MT), atualizou a situação dos casos suspeitos de coronavírus no estado. De acordo com nota técnica divulgada na tarde desta terça-feira (03), atualmente, há seis casos que levantam suspeita em território mato-grossense.

O documento informa que o COE nacional descartou os casos dos municípios de Nova Mutum e Sinop por não preencherem a definição necessária para COVID-19; porém, as situações continuam em investigação de Síndrome Gripal (SG).

Em Mato Grosso, os seis casos considerados suspeitos do Covid-19 estão em Glória D’Oeste (2), Alto Taquari (1), Sorriso (1) e Cuiabá (2). Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. 

Ainda conforme a nota, os casos que tiveram seus exames processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) – e os resultados que foram negativos para os vírus respiratórios disponíveis no painel – já se encontram no laboratório de referência nacional para testagem.

De acordo com o setor estadual de Vigilância Epidemiológica, os números estão sendo gradativamente atualizados no sistema do Ministério da Saúde – que, até o momento, contabiliza cinco casos suspeitos de Covid-19 em Mato Grosso, 433 suspeitas no Brasil e 2 confirmações em São Paulo.

Aumento de casos suspeitos

O Ministério da Saúde já confirmou dois casos de Covid-19 no Brasil. Diante da ampliação dos países com transmissão local e a confirmação dos primeiros casos no Brasil, Mato Grosso passou a identificar possíveis casos suspeitos e o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública ampliou a ação de monitoramento no estado.

Este acompanhamento ocorre na rotina dos serviços do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que divulgará as atualizações diárias do monitoramento do Covid-19. Essas informações são relativas ao período das 12h do dia anterior até as 12h do dia da publicação.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

·     Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

·     Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

·     Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

·     Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

·     Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

·     Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

·     Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

·     Manter os ambientes bem ventilados;

·     Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

·     Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Em anexo, acesse à Nota Técnica da SES. 


DOWNLOAD 

  1. Nota Informativa Coronavírus

Fonte:   SES-MT