Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Doze redes de supermercados na região norte de MT são notificadas para tomar medidas de prevenção ao Covid-19

MEDIDA PREVENTIVA | 17/04/2020 13h 49min

Foto: SEA/Divulgação

O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT) notificou durante esta semana 12 redes de supermercados para que adotem medidas de prevenção de disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Os estabelecimentos ficam em Alta Floresta, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Apiacás, Paranaíta, Matupá, Colíder, Juína, Juara e Aripuanã.

Segundo o MPT, a medida foi adotada em razão do aumento dos casos no estado e da previsão do alastramento da doença nas próximas semanas.

A notificação recomendatória foi expedida pela Procuradoria do Trabalho de Alta Floresta. Nas recomendações, as redes de supermercados são orientadas a desenvolver um plano de medidas de controle de cunho administrativo ou estrutural para a prevenção dos riscos de disseminação e para evitar a exposição dos profissionais e clientes ao novo coronavírus.

O documento cita como medidas a serem adotadas a disponibilização de kit completo de higiene de mãos nos sanitários de clientes e funcionários, incluindo sabonete líquido, álcool em gel 70% e toalhas de papel; e a adoção de políticas para reduzir o número de clientes simultâneos dentro dos estabelecimentos.

É recomendado, ainda, reorganizar as escalas de trabalho para reduzir o número de trabalhadores por turno, organizar os processos de trabalho para realização de teletrabalho (ou home office) e flexibilizar os horários de início e fim da jornada para evitar períodos de maior utilização de transporte público.

Também deve ser realizada a limpeza dos equipamentos de pagamento eletrônico (máquinas de cartão de crédito e débito) após cada utilização.

Os supermercados devem ainda manter à disposição, na entrada dos estabelecimentos, junto a cada operador de caixa e em lugares estratégicos, álcool em gel 70% para a utilização dos clientes e funcionários.

Aos profissionais responsáveis pelas atividades de limpeza e higienização, os supermercados devem fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados aos riscos e em perfeito estado de conservação, segundo as normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias, compreendendo, no mínimo: óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental, luvas de borracha e botas impermeáveis.

O MPT recomenda também que, havendo fixação de políticas de afastamento de trabalhadores, sejam priorizados os que integram o grupo de alto risco, como maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas, imunocomprometidos e gestantes.

Fonte:   G1