Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

Duas mortes por dengue e uma por chikungunya são confirmadas no primeiro bimestre do ano em MT

SAÚDE | 05/03/2020 14h 24min

Mato Grosso tem alta incidência de dengue — Foto: Pixabay/Divulgação

Mato Grosso registrou duas mortes por dengue e uma por chikungunya nos primeiros dois meses do ano. Os dados foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Conforme o levantamento, outra morte por suspeita de dengue está sendo investigada.

Apesar das mortes terem sido registradas apenas em alguns municípios, os quais não foram divulgados pela secretaria, todo o estado está em alerta.

 

De acordo com a SES, são 2.775 casos suspeitos de dengue em Mato Grosso. O nível de alerta, conforme o boletim epidemiológico, está em vermelho.

Os dados foram atualizados na última terça-feira (3).

O município com mais notificações é Sinop, com 321 suspeitas, seguido de Cuiabá com 113, Rondonópolis com 57 e Várzea Grande com 54.

 

O alto índice de casos da doença, levou a Prefeitura de Sinop a criar uma sala de emergência para elaborar e colocar em prática ações que possam prevenir e combater o mosquito Aedes aegypti.

Fazem parte desse grupo de trabalho servidores das secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Obras. Entre as ações já estabelecidas está o aumento do número de equipes que atuam em ações de bloqueio em áreas prováveis de transmissão. No município, 80% dos casos registrados foram em casas.

Já o risco para os casos suspeitos de chikungunya, segundo a SES, é baixo. Em todo o estado, foram 185 notificações. Dessas, 35 foram na capital, 24 na região metropolitana, 15 em Rondonópolis e dois em Sinop.

 

 

Recomendações

 

Segundo a secretaria de Saúde, durante o período chuvoso, a falta de saneamento básico e cuidados domiciliares, provocam o aumento dos números de criadouros do Aedes aegypti. Com isso, ocorre a necessidade do alerta para aumentar a atenção e os cuidados com essas doenças transmitidas pelo mosquito.

 

  • Cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas;
  • Vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água;
  • Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água;
  • Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles;
  • Usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso;
  • Limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;
  • Esvaziar garrafas, latas e baldes. Guardá-los em local coberto;
  • Guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo. Guardá-las em local coberto;
  • Lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais;
  • Lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda. Evitar plantas como as bromélias, que acumulam água.

Fonte:   G1 MT