Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Em 10 dias, 650 pessoas morreram vítimas da Covid-19 em Mato Grosso

COVID-19 | 26/03/2021 16h 35min

Mato Grosso registrou 650 óbitos em decorrência da Covid-19 entre os dias 16 e 25 de março, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Uma das causas, segundo o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, é que o Estado é o pior no isolamento social em relação ao restante do país.

“Somente esta semana registramos o número de mortes por dia mais alto do Estado desde o início da pandemia. Na última segunda-feira, dia 22 de março, 125 pessoas vieram a óbito por causa da Covid-19. É um número que muito nos preocupa e lamentamos muito por essas vidas perdidas”, comentou.

Ele destacou que uma das principais medidas para reduzir o contágio da doença e, por consequência o número de mortes, que é o isolamento social, é pouco praticado no Estado. Durante a semana, o ranking da Inloco apontou Mato Grosso com o menor índice do país, abaixo dos 30%.

“O ideal seria que conseguíssemos cumprir pelo menos 50% de isolamento social da população, mas estamos muito aquém disso. Precisamos da consciência coletiva para reduzir esse contágio, reduzir o número de internados e de mortes. Enquanto a população não tiver essa consciência, o Estado não vai vencer esse vírus”, afirmou Gilberto.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Governo de Mato Grosso abriu 547 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento dos casos graves da Covid-19. No entanto, na quinta-feira, a taxa de ocupação era de 98% para UTIs.

“Enquanto não praticarmos o isolamento social, não vai adiantar abrir leitos. E, nesse momento, o grande problema para colocar mais UTIs em funcionamento não é falta de recurso, é falta de profissionais especializados em terapia intensiva. Então, o isolamento social é mais do que necessário, é urgente”, pontuou o secretário de Saúde.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Secom-MT