Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Empresa responsável pelo transporte coletivo de Sorriso anuncia interrupção do serviço

FIM DO CONTRATO | 13/11/2019 13h 55min

Reunião realiza em abril deste ano sobre o novo modelo de concessão / Foto: Portal Sorriso/Arquivo

A Empresa Brustolin & CIA LTDA (Viação Sorriso), concessionária responsável pelo transporte coletivo urbano de Sorriso, cujo contrato com o município foi encerrado em 8 de abril deste ano, comunicou à Prefeitura que haverá interrupção do serviço no dia 20 de novembro. Já o Executivo afirma que tomará todas as medidas cabíveis para que a população não fique sem o serviço.

Em entrevista à TV Sorriso, o secretário municipal de Governo de Sorriso, Marlon Zanella, explicou que o contrato de concessão de transporte coletivo venceu em abril deste ano. Após realização de audiência pública, a Prefeitura contratou uma empresa para elaborar um modelo de transporte coletivo, com a finalidade de obter dados para a nova licitação, cujo projeto ficou pronto recentemente. 

O Projeto de lei para nova concessão está em andamento para ser encaminhado à Câmara de Vereadores, cujo trâmite iria transcorrer até abril de 2020. "Fomos surpreendidos como ofício da Viação Sorriso que nos notificou que pararia o serviço dia 20 de novembro e questiona a validade da prorrogação de um ano”.

Caso a Viação Sorriso de fato suspensa o serviço na próxima semana, a Prefeitura visa buscar uma alternativa, como contratação emergencial ou prestação de serviço pelo próprio Executivo (que tem 74 ônibus escolares), por exemplo.

Além disso, a Prefeitura, segundo Zanella, também espera que o prazo informado para suspensão do serviço possa ser prorrogado pela Viação Sorriso. “A Prefeitura está tomando todas as medidas possíveis para que não ocorra nenhum tipo de interrupção do serviço”.

Sorriso soma cerca de 100 mil habitantes, dos quais aproximadamente 200 usam o transporte coletivo. “É baixa a utilização , mas existem as pessoas que precisam do serviço. Após a Câmara autorizar a abertura do processo de licitação, a ideia é que até abril do ano que vem tenha empresa que faça o serviço”, informou Zanella, acrescentando que caso isso não ocorra, a própria Prefeitura poderá prestar o serviço.

Conforme a Viação Sorriso, o serviço será interrompido em virtude de problemas financeiros. No entanto, fará o serviço de fretamento para o transporte de alunos do IFMT até o fim do ano. A empresa também manterá o transporte de funcionários de empresas que contrataram o serviço privado. 

Uma nova reunião será realizada nesta quinta-feira, segundo o secretário, para o esclarecimento de mais detalhes. Conforme Zanella, o Ministério Público também foi informado sobre o caso.

Fonte:   Redação Portal Sorriso