Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Geral

Estudante segue instrução do Samu e faz parto da cunhada em casa:

INSTRUÇÃO DO SAMU | 09/04/2019 16h 02min

Foto: Rodrigo Centurion/Arquivo Pessoal

A mãe estava saindo do banho, quando sentiu fortes contrações. "Patrícia, corre aqui, tô sentindo dor". A irmã, que mora ao lado, no Jardim Colúmbia, em Campo Grande, correu para lá acompanhada do marido. Em poucos minutos, a bolsa estourou e veio ao mundo a pequena Isabeli, com 46 centímetros e 2,5 kg. O fato ocorreu nessa segunda-feira (8), enquanto a mãe e o cunhado seguiam as instruções do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

"Eu tenho duas meninas, deu tempo tranquilo de ir para o hospital, eu jamais imaginava passar por isso. A minha cunhada estava saindo do banho quando começou a passar mal e gritar pela minha esposa. Ela falou de dor, que estava sangrando, com dor e não conseguia nem deitar na cama porque o corpo tinha travado", afirmou ao G1 o jardineiro e estudante Rodrigo Centurion, de 27 anos.

Enquanto Rodrigo permaneceu na casa, Patrícia Romasko foi pedir ajuda para outra vizinha. "Esta senhora tem experiência, parece que ajudou no parto da minha sogra já. Só que não deu tempo, porque a bolsa estourou, começou a nascer e eu coloquei uma coberta. A mãe conseguiu sentar e a cabeça da bebê já começou a sair. Eu fui fazendo o que o Samu falou e, após um dez minutos que a menina nasceu, eles chegaram", contou Centurion.

Cunhado seguiu instruções do Samu e bebê nasceu dentro de casa — Foto: Rodrigo Centurion/Arquivo Pessoal

Ainda conforme o estudante, eles ficaram ao telefone questionando sobre as contrações e ensinando o cuidado com o cordão umbilical, enroscado no pescoço. "O nenê veio com tudo, a sorte é que eu já tinha colocado a coberta. Foi um aprendizado muito grande, agora já sei como é. Para sempre vou ter um carinho especial por ela, vou lembrar do momento", comentou Rodrigo.

Na ocasião, dois socorristas conversaram com a mãe e o cunhado. Em seguida, a mãe, a diarista Rosiane Ramasko, de 34 anos, foi levada com a bebê para a maternidade Cândido Mariano. Ambas permanecem bem.

Mãe foi levada para maternidade após ter bebê em casa em MS — Foto: Rodrigo Centurion/Arquivo Pessoal

Fonte:   G1 MS