Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Geral

Estudantes têm que andar 4 km a pé para ir à escola em MT por causa de ponte danificada

PONTE DANIFICADA | 20/05/2019 12h 08min

Alunos têm que andar longa distância para ir à escola - Foto: TVCA/ Reprodução

Os estudantes do Centro Municipal de Ensino Marechal Cândido Rondon, no Assentamento Antônio Conselheiro Agrovila, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, precisam percorrer 4 km a pé para pegar o ônibus e ir à escola, porque a ponte que liga a Agrovila 17 a MT-339, onde fica a escola, está com a estrutura comprometida e corre o risco de cair.

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou que a manutenção do trecho entre o entroncamento do município até o Assentamento Antônio Conselheiro é de responsabilidade da prefeitura e que os reparos devem ser feitos com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), destinado aos municípios pelo governo.

Ponte está com a estrutura danificada — Foto: TVCA/Reprodução

A reportagem não conseguiu contato com a Secretaria Municipal de Obras para saber quando a prefeitura pretende arrumar a ponte.

O estudante Paulo Zocal de Matos Júnior contou que a distância que percorre está atrapalhando o rendimento dele na escola.

“Não aguento mais ficar andando a pé. Às vezes chego em casa e já está à noite. Fico muito cansado e assim fica difícil focar nos estudos”, ressaltou.

Após percorrer quilômetros e esperar o ônibus escolar por mais de uma hora, muitas vezes, Paulo precisa voltar para casa, pois o ônibus não passa. “Quando isso acontece, tenho que andar tudo isso de novo para voltar para casa”, lamentou.

O secretário municipal de Educação informou que vai apurar o motivo pelo qual o ônibus não está passando.

Segundo os moradores do assentamento, a última reforma da ponte foi realizada em 2012, com recursos da própria população da região.

Um dos pilares da ponte já caiu e outros estão comprometidos. Um buraco também se abriu na cabeceira da ponte e está desmoronando.

“Esse é o trajeto que eles precisam percorrer para ir e voltar da escola. Não temos infraestrutura no assentamento. O poder público precisa fazer a parte dele, não é só jogar a gente no meio do mato e esquecer”, pontuou o pai do estudante Paulo Zocal de Matos.

Renata Rodrigues Basta, de 12 anos, também faz o mesmo trajeto para ir à escola e lamenta a precariedade. “É cansativo, porque a ponte está quebrada e a gente precisa andar muito para estudar. Se resolvessem, ficaria melhor”, disse.

Fonte:   G1 MT