Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Fórum reúne CBHs e encerra ciclo de trabalho positivo na gestão de recursos hídricos de MT

RECURSOS HÍDRICOS | 31/07/2020 18h 17min

Pantanal - Foto por: Marcos Vergueiro

Reunindo representantes dos 11 Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso, a 6ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual dos CBHs (FECBH), realizada no último dia 20, marcou o encerramento de um ciclo de trabalho positivo para a gestão de recursos hídricos do estado. Com a certificação do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Procomitês,  foram atendidas 100% das metas estabelecidas pelo Programa no último ciclo. Além disso, o encontro virtual também abriu espaço para o planejamento das próximas ações dos Comitês. 

Respeitando as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos decretos estaduais, a reunião aconteceu via videoconferência. Durante o evento foram apresentados os resultados da última certificação do Procomitês, que apontou um resultado positivo dentre as metas propostas, como a ações de capacitação, comunicação e implementação de instrumentos de gestão.

Na reunião o Coordenador Geral do Fórum, Eliel Alves, agradeceu o empenho dos presidentes, secretários e membros dos CBHs por terem atingido 100% das metas propostas pelo programa. 

“Preciso agradecer o esforço e o empenho dos presidentes, secretários e membros dos Comitês pela conquista da certificação de 100% das metas atingidas no Procomitês. Sinto que a nossa primeira reunião ordinária surtiu efeitos extremamente positivos”, disse o também presidente do CBH Alto Teles Pires. 

Além da certificação, foi deliberado sobre os nomes que irão compor a Coordenadoria do FECBH (Biênio 2019-2020), com isso, foi estabelecidas as seguintes representações: Lauro Roque Soccoloski, parte do CBH Sepotuba e escolhido como Coordenador Adjunto, e Clodoaldo Carvalho Queiroz, representante do CBH Alto Araguaia e nomeado como Coordenador Adjunto 2. 

Já para representar os CBHs de Mato Grosso no Fórum Nacional do Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH), foram escolhidos Neuzo Antônio de Oliveira, representante do CBH Cabaçal, e Zenilda Teodora Lima, representante do CBH Alto Araguaia e suplente na representação nacional. Ainda dentro das questões que envolvem participação dos Comitês, o Fórum deliberou pela escolha de Deise Morimoto, representante do CBH Cuiabá ME, como representante no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CEHIDRO). 

Além dos membros dos CBHs, também participaram o secretário Executivo do Cehidro, Luiz Henrique Noquelli, o gerente de Fomento e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (GFAC/Sema-MT), Leandro Obadowiski Bruno, o Prefeito de Diamantino e Presidente da Comissão Pré-Comitê do Alto Paraguai Superior, Eduardo Capistrano, além do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), Ari Madeira.

O encontro foi gravado e disponibilizado para acesso de todo e qualquer cidadão que se interesse pelo trabalho realizado no âmbito dos Comitês de Bacia Hidrográfica. Para assistir basta clicar aqui. 

Conheça os comitês

Conhecidos como o “parlamento das águas”, os Comitês de Bacia Hidrográfica, são entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas (ANA), e atuam como pontos de discussão e deliberação a respeito da gestão dos recursos hídricos compartilhando responsabilidades de gestão com o poder público.

Em Mato Grosso, atualmente, são 10 CBHs atuantes em diversas regiões, sendo eles: CBH Covapé, CBH Sepotuba, CBH Baixo Teles Pires, CBH São Lourenço, CBH Alto Teles Pires, CBH Cuiabá, CBH Cabaçal, CBH, Rio Jauru, CBH Médio Teles Pires e CBH Alto Araguaia. Recentemente foi instituído o CBH Alto Paraguai Superior, que ainda passa por adequações burocráticas. Para saber mais sobre os Comitês, clique aqui. 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Marcos Salesse | Comitês de Bacias Hidrográficas