Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Geral

Família de MT fica presa em ponto turístico da Bolívia durante protesto

PRESA EM PONTO TURÍSTICO | 13/09/2019 11h 09min

Danielly e a mãe durante tour no Salar de Uyuni, na Bolívia — Foto: Arquivo Pessoal

Duas moradoras de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, não conseguem deixar o território boliviano há três dias por protestos de moradores da região do Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo e famoso ponto turístico da Bolívia. Danielly Paola Leite Lopes e a mãe dela, Luzia Fátima Leite Silva, estão sem abrigo e comida desde a quarta-feira (11).

Segundo Danielly, moradores da região pedem a renúncia de representantes públicos. Para isso, fizeram bloqueios e não permitem a circulação de veículos.

“Estamos aqui na mão deles, sem comida, sem água, não tem nada aberto. Ganhamos um pacote de bolacha porque ficamos dois dias sem comer. A situação está difícil”, relatou ao G1.

Danielly e a mãe chegaram na Bolívia na segunda-feira (2). As duas passaram por outros pontos turísticos até chegarem na cidade de Uyuni. Lá, compraram um tour de três dias pelo deserto de sal, retornando na quarta-feira (11), sob promessa de deixar a cidade em voos noturnos, o que não aconteceu.

“A agência pediu para esperarmos na rua, num frio de -4ºC. O dono de um restaurante foi quem nos ajudou e deu cobertas para dormirmos no chão. Nos disseram que o protesto pode durar mais um, cinco ou 10 dias. É indefinido”, disse.

A Bolívia teria ofertado voos solidários bancados pelo governo, o que também não aconteceu. “Já falei com a embaixada, com o consulado, gastei meu crédito de celular, mas não sabemos o que fazer. Estamos nessa indecisão”, completou.

As agências de turismo bolivianas também se propuseram a tentar furar os bloqueios com carros, mas aguardam a resolução do conflito.

Além de Paola e a mãe, outros dois mato-grossenses estão preso no bloqueio. A última previsão era que o grupo deixasse a Bolívia nesta sexta-feira (13).

Fonte:   G1 MT