Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Famílias recebem orientações sobre a Lei Maria da Penha e garantia de direitos.

LEI MARIA DA PENHA | 28/03/2019 17h 49min

Foto: Ascom Prefeitura

Com o tema “Mulher: pelo que você tem lutado?”, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (27) mais uma ação do Programa Pró-Família.

Em parceria com o Creas e com a Defensoria Pública, representada defensora Josiane Alves Barros, o evento foi uma oportunidade para as 43 famílias inscritas no programa, que é gerido pelo Governo do Estado, conhecerem mais sobre diversos assuntos relacionados à violência contra as mulheres.

Considerando o agravo dos casos relacionados ao feminicídio e as diversas formas de violências que têm atingido as mulheres, entendeu-se importante trabalhar o tema na perspectiva de garantia de direitos, a legislação – Lei Maria da Penha, os órgãos fiscalizadores, os tipos de violência, seja moral, intelectual, afetiva, psicológica, patrimonial, física, entre outras, visando o empoderamento e conhecimento mais profundo do assunto, possibilitando que as mulheres possam ser agentes multiplicadores de informações, que tenham compreensão dos serviços existentes na rede municipal de serviços e ainda saibam como proceder diante de uma situação de violência contra a mulher.

No decorrer da reunião foi exibido um vídeo sobre a Lei Maria da Penha, sendo apresentado na modalidade de um cordel, onde coloca tópicos importantes acerca da lei e também possibilita uma compreensão do assunto de forma mais leve, visto a complexidade do tema.

A defensora Josiane explicou sobre as competências da Defensoria Pública, e ainda na sequência a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) informou a respeito do trabalho executado pela unidade no que tange as mulheres que vivenciaram situação de violência, colocando à disposição os serviços de atendimento pela equipe de referência do PAEFI – Proteção e Atendimento Especializados a Famílias e Indivíduos, composta por assistente social e psicóloga.

O encontro foi finalizado com sorteio de brindes e com informações sobre a importância da participação dos beneficiários nas atividades propostas pelo Programa Pró-Família, uma vez que faz parte das condicionalidades do mesmo, e é um compromisso firmado entre as famílias e os profissionais envolvidos na execução do Programa.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matte