Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Geral

Fotos mostram trabalho intenso do Governo contra queimadas e desmatamento ilegal; confira

FISCALIZAÇÃO E COMBATE | 05/09/2019 09h 39min

Foto: Mayke Toscano

O Governo de Mato Grosso tem feito um trabalho intenso para prevenir, fiscalizar e combater o desmatamento ilegal e os incêndios criminosos no Estado.

Desde maio, as equipes de diversos órgãos (como a Sema e Sesp, por meio do Corpo de Bombeiros) tem atuado com ações preventivas, palestras orientativas e planejamento das ações em todas as regiões de Mato Grosso.

Para combater os incêndios, estão sendo usados 87 veículos, dois aviões, um helicóptero e 1.327 combatentes, se revezando entre 350 e 400 homens por dia.

Também estão sendo deflagradas operações integradas de combate ao fogo e ao desmatamento ilegal.

Ainda está sendo realizada uma ação antecipada para evitar que as queimadas atinjam o nosso Pantanal.

Além disso, o monitoramento das queimadas e do desmatamento passou a ser feito quase que em tempo real com a aquisição da ferramenta Imagens Planet, que emite alertas ao Estado, indicando os locais exatos em que os eventos ocorrem a partir de 1 hectare de desmate.

O Governo ainda prorrogou o prazo de proibição de queimadas na zona rural e suspendeu novas autorizações para desmate.

Até o momento, já foram feitas 33 apreensões, seis conduções de infratores, 69 autos de infração e fiscalização de mais de 70 pontos, com a autuação total de mais de 21 mil hectares.

Além disso, foram aplicados mais de R$ 92,3 milhões em multas aos infratores.

Tolerância zero aos crimes ambientais. 

Fonte:   Secom-MT