Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Funcionários do Hospital Júlio Müller suspendem greve após serem notificados pela Justiça em Cuiabá

GREVE SUSPENSA | 23/03/2019 17h 38min

Foto: Tiago Terciotty/TV Centro America

Os funcionários do Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, suspenderam, neste sábado (23) a greve iniciada na sexta-feira (22).

A categoria cobra a manutenção da jornada flexibilizada de 30 horas semanais, com plantão de 12 horas trabalhadas por 36 horas de descanso.

Em comunicado enviado à imprensa, os funcionários disseram que foram surpreendidos por um oficial de Justiça que apresentou uma liminar do Tribunal Regional Federal (TRF). O documento determinava o retorno imediato ao trabalho de 100% dos trabalhadores.

O pedido de liminar foi feito pela direção nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Com essa decisão, os trabalhadores optaram por suspender a greve e marcaram uma assembleia geral às 14h de segunda-feira (25).

 

Greve

 

A greve teve adesão de enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório e assistentes administrativos, totalizando 350 profissionais. No entanto, foram mantidos 30% dos serviços.

"Os trabalhadores não são máquinas, que desliga e que se reprograma. E ainda, por constituírem 90% da força de trabalho por mulheres, que já sofrem no seu cotidiano com a sobrecarga de trabalho, com às vezes, jornadas quádruplas, esperávamos da gestão sensibilidade e humanidade no tratamento da questão", dizem os sindicalistas em documento entregue ao Conselho Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (Consuni).

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informou que o Colegiado Executivo do Hospital Universitário Júlio Müller decidiu suspender a jornada flexibilizada de 30 horas semanais dos servidores públicos federais cedidos ao hospital, após o relatório de acompanhamento de gestão da Controladoria Geral da União (CGU) e do inquérito do Ministério Público Federal (MPF) terem apontado suposta irregularidade na prática.

O sindicato defende que a jornada flexibilizada, com turnos ininterruptos amplia o atendimento, atende a exigência legal de, no mínimo, 12 horas ininterruptas, é ampliada no hospital.

Atualmente, os trabalhadores fazem plantões em escala de 12 horas trabalhadas por 36, ou seja, trabalha um dia e folga no outro. Porém, há exceções, dependendo da demanda de cada setor.

Fonte:   G1 MT