Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Governo de Mato Grosso amplia serviços do Telessaúde

COVID-19 | 15/04/2020 13h 04min

Foto por: SES-MT

O programa Telessaúde de Mato Grosso, parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e o Hospital Universitário Júlio Müller, ampliará a oferta dos serviços de teleconsultoria a todos os profissionais de saúde do sistema público e privado do Estado.

Até o momento, o Telessaúde oferecia teleconsultoria somente para profissionais atuantes na atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o advento da Covid-19, este serviço estenderá sua oferta aos profissionais da rede secundária e terciaria do SUS e para o sistema privado, também envolvidos no enfrentamento à doença.

A teleconsultoria é um serviço de apoio ao profissional de saúde e tem a finalidade de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. A ferramenta permite que um profissional receba uma segunda opinião de um especialista; esta resposta do especialista é baseada na melhor evidência científica disponível, adaptada para as realidades locais, ampliando a autonomia e a capacidade resolutiva do profissional solicitante.

“O programa Telessaúde é motivo de orgulho para o nosso Estado. Já foi premiado internacionalmente e também foi reconhecido no âmbito nacional. Tenho certeza que, neste momento sensível para a saúde pública, a contribuição do Telessaúde será de fundamental importância e auxiliará a atuação dos profissionais da Saúde”, declarou Gilberto Figueiredo, secretário estadual de Saúde.

Neste momento crítico, vários profissionais especialistas, principalmente infectologistas, se voluntariaram para atuar nessa atividade. A união de esforços entre os profissionais especialistas e o Governo do Estado permitiu a ampliação da oferta dos serviços de teleconsultoria. Estes profissionais possuem ampla experiência profissional e se dedicam a estudar a literatura com olhar técnico e científico, para ajudar os colegas na condução de suas atividades diárias, reduzindo erros e aumentando a qualidade do serviço à comunidade.

O servidor do Núcleo Técnico Científico do programa Telessaúde de Mato Grosso, Fábio José da Silva, faz um paralelo com as fake news para exemplificar a importância do serviço neste momento.

“Da mesma forma que o cidadão comum é bombardeado de informações de todos os lados a ponto de ficar difícil de separar a notícia verdadeira da falsa, neste momento, também vivemos uma situação parecida no meio profissional. Por isso é de suma importância este corpo de especialistas, preparado para tirar a dúvida do profissional de saúde com base nas melhores evidências científicas disponíveis”, avaliou.

Serviço

O serviço está disponível todos os dias, por 24 horas. A plataforma de teleconsultoria pode ser acessada em qualquer lugar, seja por meio de computador ou smartfone. É simples receber informações úteis e rápidas para dúvidas da prática diária.

 

Os profissionais da área da saúde podem se cadastrar na plataforma do programa Telessaúde: http://www.telessaude.mt.gov.br/gerenciador/profissional/create . Quem já for cadastrado, pode acessar o link da plataforma na página do http://www.telessaude.mt.gov.br.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

 

 

Fonte:   SES-MT