Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Geral

Governo de MT afirma que governo federal não entregou 50 respiradores requisitados pelo Ministério da Saúde

ENTREGA DE RESPIRADORES | 09/06/2020 14h 15min

Respiradores são usados para infectados pelo Covid--19 — Foto: Secom/MT

O governo de Mato Grosso ainda não recebeu os 50 respiradores pulmonares utilizados em UTIs, para tratamento de infectados pelo Coronavírus. O equipamento foi adquirido pelo estado de Mato Grosso da empresa Magnamed Tecnologia Médica, de Cotias (SP).

No entanto, o governo federal expediu uma requisição para que a fábrica entregasse à União estes aparelhos. Os 50 ventiladores pulmonares, que somados custaram R$ 100 mil, já tinham sido pagos pelo governo de Mato Grosso, que inclusive já aguardava o recebimento.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde irá liberar, ainda nesta semana, os 50 respiradores.

O governador Mauro Mendes (DEM) conversou na segunda-feira (8) com o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.

Os respiradores foram comprados ainda em abril. Contudo, quando o estado já aguardava a entrega, o Governo Federal fez uma requisição administrativa de todos os equipamentos produzidos pela empresa, que atingiu os aparelhos comprados por Mato Grosso.

O Ministério da Saúde garantiu que até sexta-feira (12) estarão mandando os 50 respiradores ao estado.

De acordo com Mauro Mendes, dos 50 respiradores, 20 serão destinados a Cuiabá e os outros 30 para equipar as UTIs montadas no interior do estado.

Além desses 50, outros 120 respiradores foram adquiridos pelo governo de Mato Grosso e chegaram no estado há poucas semanas.

 

O caso

 

Após a requisição administrativa, o estado recorreu ao STF para que fosse garantida a entrega dos respiradores. Na primeira decisão judicial, do dia 1º de maio de 2020, o ministro Luis Barroso determinou a entrega dos equipamentos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Contudo, após a União recorrer, a decisão foi suspensa.

Já no final de maio, o ministro atendeu ao pedido do Estado e garantiu o direito de receber os respiradores.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT