Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Geral

Governo diz que áudio que circula dizendo que haverá proibição de pesca em MT é falso

ÁUDIO FALSO | 25/02/2021 06h 52min

Pesca está permitida nos rios de MT após término do período de defeso da piracema - Foto: Tchelo Figueiredo

O governo de Mato grosso informou que um áudio que circula nas redes sociais informando que haverá uma nova proibição de pesca imposta pelo estado é falso.

Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) disse que a pesca está permitida nos rios de Mato Grosso após o término do período de defeso da piracema, que findou no dia 31 de janeiro, tanto para a modalidade amadora, profissional artesanal a, e de subsistência.

A proibição, segundo a secretaria, continua apenas nos rios de divisa. Nessas regiões, em que uma margem fica em Mato Grosso e outra margem em outro estado, a proibição para a pesca segue o período estabelecido pela União, que começou em novembro e termina em fevereiro de 2021.

Em Mato Grosso, 17 rios se encaixam nessa característica de rio de divisa. Entre os mais conhecidos estão o rio Piquiri, na bacia do Paraguai, que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, o rio Araguaia, na bacia Araguaia-Tocantins, que faz divisa com Goiás e, na bacia Amazônica, o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará.

 

Unidades de Conservação

 

Nas áreas de unidades de conservação a proibição da pesca é permanente e não fica restrita ao período de Defeso da Piracema. Estes locais de proteção integral possuem uma série de restrições, entre elas as atividades de pesca durante qualquer período do ano.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT