Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Geral

Grande mortandade de peixes é inadmissível, afirma Sema

MORTANDADE DE PEIXES | 17/08/2020 10h 41min

Vista aérea da UHE Sinop em fevereiro de 2019 - Foto por: Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que a grande mortandade de peixes, como vem ocorrendo no rio Teles Pires, não está prevista no licenciamento ambiental e é inadmissível.

Veja também: (VÍDEO) Centenas de peixes são encontrados mortos no Rio Teles Pires em MT

A pasta enviou, nesta segunda-feira (17), uma equipe multidisciplinar para investigar as causas e apurar as responsabilidades em relação à grande mortandade de peixes no rio Teles Pires.

O primeiro atendimento ao ocorrido foi realizado pela Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema em Sinop (DUDSinop) no domingo (16).

De acordo com a pasta, diante da inadmissibilidade do que vem ocorrendo, a Companhia Energética de Sinop já foi multada em mais de R$ 62 milhões ao longo dos últimos 18 meses.

A pasta reitera que o licenciamento não prevê tal mortalidade de peixes, uma vez que o instrumento visa justamente mitigar possíveis impactos ambientais.  

Além das multas aplicadas, o empreendimento também foi notificado a instalar um sistema de repulsão dos peixes e a realizar correções na bacia de dissipação ainda em 2020.

O acordo foi ratificado pela Justiça Federal em outubro de 2019.

As diligências realizadas pela Sema serão acompanhadas pelo Ministério Público Estadual, Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec).

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Juliana Carvalho | Sema-MT