Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Geral

Grupo “Amigos do Tempo” trabalha saúde da mulher.

SAÚDE | 04/04/2019 09h 14min

Foto: Ascom Prefeitura

Cuidar da pele, dos cabelos, dos olhos, do corpo... no mês em que comemoramos o Dia da Mulher, o PSF VIII, do bairro Bandeirantes, em Lucas do Rio Verde, deu um show de beleza. Durante todo o mês de março, um grupo de mulheres aprendeu muito sobre a saúde da mulher como um todo.

Como limpar a pele, fazer uma maquiagem, conhecer produtos de beleza, modelar a sobrancelha, cuidados com a alimentação, orientações financeiras e empoderamento feminino. Estes foram alguns dos assuntos abordados durante as atividades do grupo “Amigos do Tempo”.

O projeto das atividades em grupo é de autoria das agentes comunitárias de saúde Denise de Lemos e Eliane Paula de Lima e tem como objetivo auxiliar pacientes que enfrentam problemas emocionais, como depressão e ansiedade, por meio de atividades alternativas, promovendo a interação, compartilhando experiências, prevenindo o isolamento social e melhorando o tratamento. Os encontros, que reuniram em média 15 mulheres, foram realizados na unidade de saúde, toda quarta-feira à tarde.

De acordo com Eliane, os grupos com atividades diferenciadas auxiliam não só o participante, mas também toda família. “As atividades em grupos no PSF iniciaram ainda no ano passado e estamos dando continuidade neste ano. E para comemorar o Dia da Mulher, as atividades do mês de março foram relacionadas ao empoderamento feminino e saúde da mulher. São encontros muito bons, produtivos e importantes para as pessoas que participam, é uma ocupação, é um aprendizado novo. Depois, nas visitas às famílias, nós sentimos a diferença que eles estão mais voltados mais à prevenção, as queixas diminuem e vida de todos melhora muito”, destaca a agente comunitária de saúde.

A dona de casa Ana Raquel mora no bairro Bandeirantes e foi uma das participantes do grupo. Ela conta que as atividades melhoram não só a autoestima, mas também a saúde de quem participa. “Foi uma experiência muito boa porque você aprende novas coisas, conhece pessoas, faz novas amizades, e o que a gente aprende aqui, a gente acaba passando isso pra frente também, e é algo que a gente vai poder colocar em prática no dia a dia. Foi muito bom”, disse.

Para a realização das atividades, as ACSs buscaram parceria da iniciativa privada e conseguiram ajuda de diversos apoiadores. Neste módulo, a consultora e executiva da beleza, Giseli Decézaro, foi a orientadora. “É maravilhoso poder compartilhar conhecimento e informação, trabalhar com a imagem, com a beleza, a autoestima, a independência financeira, a liderança, quando a gente passa o conhecimento, a gente leva o empoderamento para todas elas, é uma oportunidade de desenvolver também novos profissionais.”

Nesta quarta-feira (03), foi realizada a confraternização de encerramento dos módulos, que contou com apresentação de vídeos, demonstração de produtos e maquiagem, sorteio de brindes e coquetel.

No PSF VIII, do Bandeirantes, também são desenvolvidas atividades em grupos de caminhada (terça e quinta, 6h30), alongamento (terça-feira, 15h) e Yoga (quinta-feira, 7h30). Na próxima semana deve iniciar uma nova turma às quartas, agora de manicure. Os interessados em participar devem se informar na unidade de saúde ou pelo telefone 3548-2386.

Assim como o PSF VIII, trabalhos de prevenção e terapia em grupo também são desenvolvidos nas outras unidades de saúde do município e também com a equipe do NASF. Quem tiver interesse, é só procurar o PSF mais próximo e verificar as informações.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Carolina Matter