Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Guindaste, empilhadeiras e ação de 6h: Viracopos prepara operação para receber elefanta 'Ramba'

RECEBER A RAMBA | 15/10/2019 10h 07min

Ramba passou a vida em um circo no Chile e passará a viver no Brasil — Foto: Arquivo/Santuário de Elefantes do Brasil (SEB)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), prepara uma operação especial para receber uma elefanta pela primeira vez na história da estrutura. O animal, que tem o nome de Ramba, chegará no início da manhã de quarta-feira (16) e a concessionária Aeroportos Brasil, que administra o terminal, fará uma ação com 6 horas de duração, que contará com guindaste de até 30 toneladas, empilhadeiras e uma equipe de 30 pessoas exclusivamente para cuidar do desembarque.

A elefanta asiática Ramba desembarcará em Viracopos às 6h30 de quarta-feira em um boeing 744 vindo de Rancagua, no Chile. Aos 53 anos, ela passou a maior parte da vida em um circo, onde havia denúncia de prática de maus-tratos. O animal pesa 3,6 toneladas e será levado por terra dentro de uma carreta para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

A transferência de Ramba para o Brasil é resultado de uma negociação de anos entre a diretoria do santuário, organização especializada na recuperação e tratamento de elefantes resgatados de cativeiros na América do Sul, além do órgão Global Sanctuary for Elephants (GSE) e a organização Ecópolis do Chile.

Depois de viver sozinha no Chile, Ramba terá no santuário a companhia de outras duas elefantas: Maia e Rana, que já vivem no local. Confira abaixo, ponto a ponto, os detalhes da operação especial de Viracopos para receber o animal.


Vista aérea do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas — Foto: Ricardo Lima/Divulgação

  • Operação de 6 horas
  • Equipe de 30 pessoas
  • Guindaste de até 30 toneladas
  • Empilhadeiras
  • Dolly
  • Trator pushback
  • Reforço na segurança
  • Presença da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para orientar o trânsito.

 

Movimentação de cargas

O terminal de cargas do Aeroporto de Viracopos é um dos principais do Brasil, mas, neste ano, a movimentação no local registrou queda. De janeiro a setembro, houve redução no número de importações e exportações em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados são da concessionária Aeroportos Brasil.

Fonte:   G1 MT