Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Geral

Hospitais de MT estão com 87% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados

LEITOS DE UTI | 01/03/2021 10h 58min

Hospital Metropolitano em Várzea Grande está com 96% dos leitos ocupados - Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 em Mato Grosso chegou a 87,95%, nesta segunda-feira (1º). Dos 20 hospitais do estado que tratam pacientes com a doença, o Hospital e Maternidade São Lucas, em Várzea Grande, é o que tem a maior ocupação. Tem 20 leitos e tem 23 pacientes internados, o que corresponde a 115% de lotação.

A ocupação estava em 91% no início da manhã desta segunda-feira, mas, como a Secretaria Estadual de Saúde (SES) criou mais 20 leitos no Hospital Estadual Santa Casa, esse percentual caiu para 87%. A Santa Casa passa a ter 50 leitos de UTI para tratamento de Covid-19, além dos 65 leitos de enfermaria.

Hospital Estadual Santa Casa Cuiabá ganhou mais 20 leitos e ampliou a taxa de ocupação — Foto:  Marcos Vergueiro/Secom-MT

Hospital Estadual Santa Casa Cuiabá ganhou mais 20 leitos e ampliou a taxa de ocupação — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). De pouco mais de 3 milhões de habitantes do estado, 251.234 pessoas já se infectaram com a Covid-19.

Os casos de coronavírus estão aumentando e os hospitais estão ficando sem leitos de UTI para tratar os pacientes. De 459 leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 413 estão lotados.

O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, está com 96,05% dos leitos de UTI ocupados.

Dos hospitais disponíveis, apenas dois possuem a capacidade abaixo de 60%. O Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, ainda tem leitos de UTI disponíveis. Na última quinta-feira (25), o hospital tinha 9 leitos disponíveis. A taxa de ocupação era 10% e agora é de 40%.

No Hospital Júlio Muller, a situação se manteve. Na quinta-feira (25), a taxa de ocupação era de 50%, com 8 leitos disponíveis.

Quatro hospitais estão tratando pacientes acima da capacidade suportada. O Hospital e Maternidade São Lucas, que fica em Várzea Grande, é a unidade que mais está tratando pacientes, com três pessoas internadas a mais do que as UTIs que o hospital dispõe.

Em Cáceres, o Hospital Regional do município está com 90% dos leitos ocupados. A unidade possui apenas um leito disponível para tratar pacientes com a doença.

Outros três hospitais estão na mesma situação, com apenas um leito disponível. São os hospitais Regionais de Sinop, Água Boa e Juína.

Ao todo, 5.812 pessoas já morreram vítimas do novo coronavírus no estado.

Já se recuperaram da doença 236.096 pessoas. Outras 7.997 estão com o diagnóstico de Covid-19 e se tratando em casa. Outras 1.259 pessoas estão internadas em UTIs ou leitos clínicos no estado.

 

Vacinação

 

As prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, receberam novas doses de vacinas contra a Covid-19 na sexta-feira (26) e devem retomar a campanha de imunização nesta terça-feira (2).

A orientação do Ministério da Saúde é que as doses da CoronaVac sejam destinadas aos idosos de 80 a 84 anos ou para a segunda aplicação em pessoas já imunizadas com a primeira.

Já o imunizante da AstraZeneca deve ser destinado à aplicação da primeira dose em idosos de 85 a 89 anos e trabalhadores da saúde.

Até o momento, o estado recebeu o total de 224.560 mil doses do Ministério da Saúde em seis remessas.

 

Medidas mais rigorosas

 

Novas medidas de contenção à Covid-19 devem ser definidas nesta segunda-feira (1º) em duas reuniões e uma audiência na Justiça em Mato Grosso.

Uma delas é entre o governador Mauro Mendes (DEM), secretários de estado e representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e outras instituições. A outra é entre o governador e os prefeitos dos 141 municípios.

Ainda nesta segunda-feira, às 14h, deve ser realizada uma audiência de conciliação entre os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), para julgar o pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre o fechamento do comércio nas duas cidades pelo prazo de 14 dias.

Na recomendação, o MP pede o fechamento de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT