Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

Idosa de 81 anos é a 11ª vítima da Covid-19 em Várzea Grande (MT) após não conseguir leito de UTI por falta de resultado de exame

COVID-19 | 30/05/2020 14h 37min

Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen) — Foto: Tchélo Figueiredo/SES-MT

A idosa Antônia Antunes, de 81 anos, é a 11ª vítima da Covid-19 em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Ela morreu no dia 26 de maio, mas o exame realizado na paciente ficou pronto nessa sexta-feira (29).

A Secretaria Adjunta de Regulação, Controle e Avaliação, esclarece que não houve recusa de pacientes com a suspeita da Covid-19, pois esta não é uma conduta prevista nas atividades da Regulação – setor que é responsável por registrar a solicitação e direcionar o caso clínico de acordo com o perfil assistencial de cada unidade hospitalar. A área técnica explica que questiona se o caso é confirmado ou suspeito como forma de transferir o paciente para o setor ideal das unidades hospitalares.

A SES ainda informa que há alas para casos suspeitos nas unidades hospitalares do estado, fato que justifica os questionamentos da Regulação ao abrir um boletim de transferência. Uma considerável parte dos pacientes aguarda o resultado do exame para Covid-19 já em internação. Portanto, não procede a informação de que o Complexo Regulador só considera pacientes com o diagnóstico de coronavírus.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a idosa morava no Bairro Costa Verde e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipase no dia 24 de maio apresentando fraqueza, cianose, hipocorada, sonolenta, hiperglicemia, esforço respiratório, hipotermia, apática, extremidades frias.

No dia 25, já em estado gravíssimo e mesmo com avaliação clínica para Covid-19 e solicitação para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi recusada pela Central de Regulação, por não ter exame que confirmasse a doença, o que só aconteceu três dias após o óbito.

Ainda de acordo com a secretaria municipal, o mesmo fato aconteceu com a idosa Maria Doroteia Mendes, que morreu no dia 25. A Central de Regulação não aceitou disponibilizar um leito de UTI para a idosa porque o exame não havia ficado pronto.

Conforme boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na tarde dessa sexta-feira, em Mato Grosso já são 57 mortes em decorrência da doença e mais de 2,2 mil casos conformados de Covid-19.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT