Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Idoso de 73 anos aguarda vaga em UTI para fazer cirurgia vascular urgente em MT

AGUARDA VAGA NA UTI | 18/05/2020 14h 22min

Paciente está internado no Hospital Municipal de Juara - Foto: Acesse Notícias

Um idoso de 73 anos aguarda a transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por via aérea, após liminar da Justiça. José Adeito da Silva foi internado no Hospital Municipal de Juara-MT, a 690 km de Cuiabá, no dia 10 de maio e corre risco de morte, caso não faça um cirurgia vascular de urgência.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou aguarda um leito de UTI disponível em hospital referenciado para os procedimentos vasculares e que a equipe de Regulação do estado está trabalhando para a transferência do paciente.

A liminar determinando a transferência foi concedida pelo juiz do Plantão Cível de Várzea Grande, Wladys do Amaral, na sexta-feira (15), após pedido da Defensoria Pública de Mato Grosso, porém, até o momento, não foi atendida.

O juiz determina que a transferência seja feita para um hospital do Sistema Único de Saúde (SUS), em 12h e, caso a medida não seja tomada no prazo, estabelece multa diária de R$ 1 mil, além de sanções cíveis e penais para os responsáveis pelo descumprimento da decisão.

Na manifestação, o juiz ainda define que além da vaga na UTI para a cirurgia, o paciente tenha coberta toda a medicação necessária para o seu tratamento.

A defensora informa que foi procurada pela família e em seguida entrou com o pedido para que o idoso recebesse o tratamento adequado.

Ele chegou ao hospital municipal com dor abdominal e lá recebeu o diagnóstico de infecção urinária por repetição e após três dias, os médicos identificaram um aneurisma de aorta abdominal com compressão sobre o ureter esquerdo.

Diante do diagnóstico, a cirurgia vascular de urgência foi prescrita. Porém, a equipe médica local informou à família que o hospital municipal não conta com o profissional cirurgião vascular, nem com UTI e que a transferência era necessária para a vida do idoso

Informaram ainda que a vaga já havia sido solicitada no sistema de regulação, administrativamente, mas que não conseguiram.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT